Dados do Trabalho
Título
Fungos isolados em meios de culturas (Ogawa-Kudoh, Lowestein- Jensen e cultura líquida (MGIT)) específicos para micobactérias, no período de janeiro de 2019 a março de 2024, no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (LACEN-MS).
Introdução
As micoses são infecções causadas por fungos, cujas formas infectantes estão intimamente relacionadas ao bioma e a fatores tais como: solo, vegetação, clima, umidade e altitude. Os sintomas variam dependendo do tipo do agente etiológico e do status imune do indivíduo. O Ministério da Saúde está em processo de estruturação de um sistema de vigilância das Micoses Sistêmicas, com vistas a conhecer a real magnitude dessas doenças através da notificação, para subsidiar a adoção de políticas específicas de prevenção, assistência e controle, considerando a importância das micoses endêmicas (sistêmicas e de implantação) na saúde pública brasileira, serão analisado fungos isolados em meios específicos para tuberculose, no LACEN-MS.
Objetivo (s)
O estudo tem como objetivo conhecer o número de agentes causadores de micoses, isolados a partir de meios de culturas específicos para diagnóstico de tuberculose.
Material e Métodos
Foram selecionadas 162 isolados em Ogawa-Kudoh, Lowestein-Jensen e meio líquido (MGIT), que foram semeados na Micobacteriologia do LACEN-MS, durante o período de janeiro de 2019 a março de 2024, com colônias e/ou exame direto sugestivo de estruturas fúngicas. Foram enviadas ao setor de Micologia do LACEN-MS para confirmação: realizaram leitura de lâminas, culturas específicas e identificação em equipamento Phoenix, Maldi-tof e microcultivos em lâminas. Este estudo está vinculado ao CEP: 77133024.2.00005240.
Resultados e Conclusão
Quinze culturas foram identificadas como Cryptococcus neoformans, 2 como Cryptococcus gatti e 1 Histoplasma sp. Todos considerados patogênicos. Cento e quarenta e quatro culturas foram classificadas dentre as várias espécies de Candida, inclusive, Candida krusei (levedura nosocomial e intrinsecamente resistente ao fluconazol). Foram detectadas outras espécies em menor número. Em um outro momento, os casos de candidíase serão correlacionados com pacientes imunossuprimidos ou não. A importância da parceria entre os setores do serviço de diagnóstico se reflete no aumento da qualidade da prestação do serviço oferecido uma vez que, à princípio, essas amostras seriam testadas somente para tuberculose. A identificação permitiu diagnóstico precoce porque, na grande maioria das amostras, não havia solicitação de culturas para fungos.
Palavras Chave
Fungos; Tuberculose; diagnóstico laboratorial; Vigilância Epidemiológica
Área
Eixo 12 | 3.Micoses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Eunice Atsuko Totumi Cunha, Lisandra Siufi, Marcello de Santana Fiori Adelaido, Thais de Oliveira Gonçalves, Cleide Aparecida Alves, Ana Paula de Almeida, Ana Olivia Pascoto Esposito, Dyenyffer Steffany Leopoldina dos Santos, Ida Kolte