Dados do Trabalho
Título
Investigação molecular no apoio ao diagnóstico diferencial da Hanseníase com outras dermatoses de interesse clínico
Introdução
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada, principalmente, pelo Mycobacterium leprae. Quando não diagnosticadas precocemente, pode levar as incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis. Porém, em frequentes casos, os pacientes podem apresentar lesões atípicas ou confundidoras com dermatoses frequentes na região amazônica, como a esporotricose, a tuberculose cutânea, a leishmaniose e a sífilis secundária. A utilização de técnicas moleculares, de grande sensibilidade e especificidade, visa identificar os principais agentes causadores dessas dermatoses, auxiliando o médico no fechamento do diagnóstico clínico.
Objetivo (s)
Avaliar o papel da técnica da PCR em Tempo Real (qPCR) in house no diagnóstico diferencial da hanseníase com dermatoses confundidoras, de interesse clínico.
Material e Métodos
O estudo foi realizado na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta – FUHAM, em Manaus-Am, Brasil, no período de março de 2022 a outubro de 2023. Foram incluídos 170 pacientes, maiores de 18 anos e que concordaram em participar assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os pacientes apresentaram lesões atípicas ou confundidoras e apresentaram como hipótese clínica para as doenças: hanseníase, tuberculose cutânea, sífilis secundária, leishmaniose tegumentar americana e esporotricose. A partir de amostras de biópsia ou linfa, foi realizada a extração de DNA e posteriormente o qPCR . O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FUHAM.
Resultados e Conclusão
Das 170 amostras do estudo, 10 (5,8%) foram excluídas devido ao não retorno do paciente. Em 78,8% (126/160) foi possível confirmar ou afastar a suspeita clínica. Dos 126 pacientes 57,6% (72) foram qPCR (+) para um dos agentes etiológicos suspeitos e 42,4% (54) foram qPCR (-). O resultado negativo ajudou a afastar as hipóteses diagnósticas, direcionando o desfecho clínico para outras dermatoses, como a psoríase ou outras alterações de pele. Dos 72 pacientes com qPCR (+), 35 (48,6%) foram positivos para esporotricose, 27 (37,5%) hanseníase, 8 (11,1%) leishmaniose, 2 (2,8%) sífilis e nenhum caso foi positivo para tuberculose cutânea.A diversidade de agentes etiológicos envolvidos em lesões cutâneas atípicas ressalta a importância do diagnóstico diferencial preciso para orientar o tratamento adequado do paciente. A PCR em tempo real demostrou ser uma ferramenta laboratorial essencial no auxílio ao diagnóstico clínico, pois apresenta alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico.
Palavras Chave
Hanseníase; Diagnóstico diferencial; Dermatoses; Detecção molecular.
Área
Eixo 11 | 3.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Hanseníase
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Thamires Bastos Pinheiro, Jaqueline Bentes da Silva, Izabelle Guimarães, Guilherme Caldas Souza, Felipe Jules, Camila Gurgel dos Santos da Silva, Cynthia de Oliveira Ferreira, Carolina Talhari, Silmara Navarro Pennini, André Luiz Leturiondo