Dados do Trabalho
Título
Avaliação da atividade larvicida NatularTM (Espinosade) no Controle de Aedes aegypti, (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) através da classificação de risco entomológico, utilizando armadilhas de oviposição (Ovitrampa) no bairro de Nossa Senhora
Introdução
Na cidade de Natal, a vigilância epidemiológica e o controle vetorial são implementados de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Desde o ano de 2015, a cidade adotou o monitoramento por ovitrampas como estratégia de vigilância entomológica para o inquérito domiciliar. O uso de ovitrampas é recomendado para diferenciar níveis de infestação vetorial entre as áreas monitoradas, e para este fim, essa técnica é mais sensível do que a pesquisa larval, mesmo durante baixos níveis de população vetorial. Além disso, é uma ferramenta útil para fornecer dados espaciais e temporais, também se mostra bastante sensível para monitorar e avaliar o impacto das ações de controle. Historicamente o bairro de Nossa Senhora da Apresentação tem em sua classificação o bairro mais vulnerável da cidade, por manter sua alta proliferação vetorial, e altas notificações de casos suspeitos para arboviroses.
Objetivo (s)
O estudo propôs avaliar a eficácia da introdução do novo larvicidas NatularTM (Espinosade), na densidade de ovos da população de Aedes aegypti, através das armadilhas de ovitrampas.
Material e Métodos
O trabalho foi desenvolvido no bairro de Nossa Senhora da Apresentação do município de Natal/RN, no período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023, distribuídas semanalmente 32 armadilhas de oviposição (ovitrampa), georreferenciadas com distância de 300 metros cada, as palhetas das ovitrampas foram encaminhadas para contagem de ovos com auxílio de microscópio estereoscópio.
Resultados e Conclusão
Como resultado foram recolhidas 3328 palhetas e observou-se que a densidade de ovos obteve uma redução de 48% ao compararmos o mesmo período dos anos anteriores. Os resultados obtidos mostram a importância do conhecimento na mudança de comportamento das populações de Aedes, na introdução de novos larvicidas preconizados pelo Ministério da Saúde, seria valioso aprofundar essas analises com trabalhos desenvolvidos pelos agentes no tratamento focal, garantindo a eficácia das ações de arboviroses adotados pelos municípios.
Palavras Chave
Controle Vetorial; ovitrampa; Vigilância entomológica; larvicidas
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
MÁRCIA CRISTINA BERNARDO MELO MOURA, Rodrigo 1 Moreira Pedreira, DIANALDO RODRIGUES LOPES, Reginaldo LopeS Santana, Vaneska Gadelha de Brito, Jan Pierre Martins Araujo, Josinaldo Vidal de Oliveira