Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS ACOMETIDOS POR DENGUE EM SANTA CATARINA (2019-2023).
Introdução
A dengue é uma doença causada por um arbovírus transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, e sua incidência tem crescido significativamente em várias regiões do Brasil, incluindo a região Sul, onde se encontra o estado de Santa Catarina. Estudos que visam compreender o perfil socioeconômico e epidemiológico dos acometidos por dengue nesta região podem fornecer subsídios importantes para o desenvolvimento de políticas de saúde direcionadas e eficazes na prevenção e controle de dengue em Santa Catarina.
Objetivo (s)
Compreender a distribuição demográfica dos casos de dengue em Santa Catarina; Identificar grupos populacionais mais vulneráveis e avaliar a relação entre fatores socioeconômicos e o risco de infecção por dengue em Santa Catarina.
Material e Métodos
Foram coletados dados de casos prováveis de dengue registrados entre os anos de 2019 a 2023, disponíveis no banco de dados público do DATASUS por meio da ferramenta de tabulação TabNet. As variáveis selecionadas foram casos prováveis de dengue em Santa Catarina por macrorregião de saúde, faixa etária, escolaridade, raça e sexo.
Resultados e Conclusão
Durante o período analisado, Santa Catarina teve 260.090 casos prováveis de dengue, com 2019 registrando o mínimo (2.104 casos) e 2023 o máximo (cerca de 141.476 casos). A macrorregião Sul teve o menor número de casos (453), enquanto o Planalto Norte e Nordeste tiveram o maior (cerca de 99.569 casos). Crianças menores de 1 ano registraram o menor número (aproximadamente 1.151), enquanto pessoas de 20 a 39 anos tiveram o maior (99.024 casos). Analfabetos tiveram o menor número (3.631), e aqueles com ensino médio completo tiveram o maior (aproximadamente 53.926 casos). A raça branca teve o maior número (207.160), enquanto a população indígena teve o menor (211 casos). Houve uma diferença similar entre os sexos, com cerca de 139.975 casos femininos e 124.962 masculinos. Estudos ressaltam a ligação entre arboviroses, como a dengue, e indicadores sociais, econômicos e ambientais, onde populações mais vulneráveis enfrentam maiores taxas de incidência. No entanto, essa relação pode variar entre regiões, podendo ser influenciada por características individuais de cada município.
Palavras Chave
dengue; Santa Catarina; Incidência; epidemiologia.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Caroline Pereira Vieira, Marcella Silva Ribeiro, Geovana de Souza, Mariane Pereira Silva, Millena Fernandes, Renan Konig Leal, Wellyngton Vieira Eufrazio, Josiane Somariva Prophiro