Dados do Trabalho
Título
INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL PARA DETECÇÃO DO VÍRUS OROPOUCHE NO ESTADO DE MATO GROSSO
Introdução
A febre Oropouche é uma doença zoonótica causada pelo vírus Oropouche (OROV). O primeiro caso documentado ocorreu em 1961, na cidade de Oropouche, no estado do Pará e último relato foi 2013 (Cardoso et al., 2015). Desde então, casos esporádicos e surtos da doença têm sido relatados em várias partes do Brasil, incluindo estados da região Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Inicialmente a sua descoberta, o diagnóstico dependia de métodos laboriosos e demorados, como o cultivo viral e ensaios sorológicos. Com a implementação do RT-PCR trouxe impactos na gestão da doença proporcionando uma compreensão da diversidade do vírus, auxiliando além do diagnóstico, o desenvolvimento de estratégias de controle rápido e eficaz.
Objetivo (s)
Descrever os resultados laboratoriais sobre a circulação dos vírus Oropouche no estado de Mato Grosso.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº CAAE:65072322.3.0000.5166 o qual foi realizado um trabalho de vigilância laboratorial selecionando amostras coletadas de pacientes suspeitos, com histórico de hospitalização ou óbito e com resultados negativos para Dengue, Zika e Chikungunya encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso. No total, 93 amostras foram analisadas utilizando a metodologia de RT-qPCR (Reverse Transcription Quantitative Polymerase Chain Reaction) com o uso do Kit in House da IBMP no período de janeiro a maio de 2024.
Resultados e Conclusão
A análise detectou a presença do vírus em 16 amostras. Os resultados mostraram uma distribuição heterogênea entre os municípios. Os resultados indicam a circulação ativa dos vírus Oropouche no estado de Mato Grosso, destacando a necessidade de vigilância contínua e medidas preventivas para controlar a disseminação desse arbovírus. As ações de vigilância laboratorial precoce por meio do monitoramento constante são essenciais para a prevenção de surtos e para a proteção da saúde pública dentro do Estado.
Palavras Chave
Arbovirus; Febre Oropouche; vigilância laboratorial
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Elaine Cristina De Oliveira, Stephanni Figueiredo Da Silva, Dejanira Dos Santos Pereira, Maria Clara Pereira Leite, Julia Deffune Profeta Cidin Almeida, Claudio Luis Souza Campos, Luana Barbosa Da Silva, Alessandra Cristina Ferreira De Moraes, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Juliano Silva Melo, Klaucia Rodrigues Vasconcelos