Dados do Trabalho


Título

Ações de monitoramento desenvolvidas pelo Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) aos eventos internacionais de Encefalite Equina do Oeste (EEO) na Região das Américas

Introdução

A Encefalite Equina do Oeste (EEO) é uma doença causada pelo Alphavirus da família Togaviridae. Posssui manifestações neurológicas, como meningite, encefalite ou mielite e sintomas específicos que variam conforme o tipo de vírus e a síndrome clínica. Em 2023, foram registrados focos de EEO em equinos na Argentina e no Uruguai, destacando a necessidade de medidas de avaliação de risco para a saúde humana devido à circulação do vírus entre os países. Considerando seu alto potencial de propagação na Região das Américas, em dezembro de 2023, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) alertou para o risco à saúde humana associado à circulação do vírus EEO, subsidiando ações de vigilância desenvolvidas pelo Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional). Estas ações se iniciam pela detecção ativa de eventos e boletins epidemiológicos em sites oficiais dos países afetados ou passivamente, através dos canais oficiais de notificação e comunicação internacional. Eventos com potencial de emergência em saúde pública são monitorados pelo Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública (CME), órgão gestor para tomada de decisões.

Objetivo (s)

Descrever o monitoramento realizado pelo CIEVS Nacional referente aos eventos internacionais de EEO, entre 2023 e 2024, na Região das Américas.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do monitoramento do evento EEO na Região das Américas. As informações foram extraídas das bases de dados do CIEVS Nacional entre novembro de 2023 e março de 2024.

Resultados e Conclusão

No período, seis eventos de EEO foram monitorados pelo CIEVS Nacional na Região das Américas, distribuídos entre Argentina, Brasil, Panamá e Uruguai. Destes, três se referem à eventos com focos em animais (Argentina, Brasil e Uruguai) e três eventos tratam de casos suspeitos e confirmados em humanos (Argentina, Panamá e Uruguai). Os eventos foram monitorados por 08 Semanas Epidemiológicas no CME e todos os eventos de EEO passaram pelo processo de avaliação de risco e resultaram com risco moderado Ações de vigilância, monitoramento e avaliação de risco em saúde relacionadas à EEO e auxiliam no desenvolvimento de ações de respostas diante de uma potencial emergência em saúde pública.

Palavras Chave

Encefalite Equina do Oeste; Vigilância em Saúde Pública; Monitoramento epidemiológico.

Área

Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Caroline Nunes Santos, Marina Pissurno Nascimento, Vinicius Casaroto, Sacha Saboia, Marco Aurélio Azevedo, Otto Henrique Nienov, Daniel Coradi, Marcio Garcia