Dados do Trabalho
Título
Análise quantitativa e descritiva dos acidentes com aranhas em Santa Catarina (2018-2022): Implicações para a Saúde Pública
Introdução
Animais peçonhentos são considerados de interesse na saúde pública no Brasil devido à frequência de acidentes e a evolução clínica dos envenenamentos que podem gerar sequelas temporárias ou permanentes. Os acidentes com aranhas são comuns no estado de Santa Catarina, sendo a notificação desses casos de responsabilidade do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que realiza o levantamento de informações sobre os casos de acidentes ocorridos, além de oferecer serviços de orientação e assistência especializada para a população.
Objetivo (s)
o objetivo do estudo foi realizar uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo e exploratório sobre os acidentes causados por aranhas em Santa Catarina no período entre 2018 e 2022.
Material e Métodos
Os dados foram extraídos das estatísticas e relatórios anuais do CIATox. A análise abrangeu a proporção de acidentes causados por aranhas em relação a outros animais peçonhentos, o número total de acidentes com aranhas, a prevalência das espécies identificadas, a relação entre os sexos e faixas-etárias afetadas, a identificação dos locais de ocorrência dos acidentes e a investigação de óbitos relacionados.
Resultados e Conclusão
Os acidentes com aranhas foram os mais prevalentes entre os animais peçonhentos, apresentando valores acima de 50% dos casos em todos os anos avaliados. De 2018 até 2022, o número total de notificações foi de 11.614, sendo a aranha armadeira (Phoneutria spp.) responsável por 44,67% dos casos e a aranha marrom (Loxosceles spp.) por 25,66%. A distribuição dos acidentes entre homens e mulheres foi semelhante, sendo aproximadamente 51% e 49% respectivamente, com a faixa-etária de 20 a 59 anos apresentando 63,73% dos casos registrados, seguida de 1 a 19 anos com 18,06% e maiores de 60 anos com 17,72%. Em áreas urbanas ocorreram 62,29% dos acidentes e em áreas rurais 25,73%. Dois óbitos relacionados foram registrados no ano de 2018. Os resultados indicam que as aranhas são os principais animais peçonhentos causadores de acidentes, com destaque para a aranha armadeira. Além disso, a incidência é mais prevalente entre adultos e concentra-se principalmente em áreas urbanas. Esses dados demonstram a necessidade de disseminar informações à população sobre os riscos associados à convivência com esses aracnídeos, além disso, ressaltam a importância da implementação de medidas preventivas e de controle dos acidentes causados por aranhas para proteger a saúde pública no estado.
Palavras Chave
Aranha Armadeira; Aranha Marrom; Animais Peçonhentos; Envenenamento.
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Letícia Suzana de Melo Silva, Pietra Stella Cardoso Goedert, Manuela Schmitt Hammes, Gabriel Luiz Nicochelli Berri, Beatriz Testa Rezende, Alinne Petris