Dados do Trabalho
Título
Reconquista das altas coberturas vacinais: ação efetiva da Divulgação Científica
Introdução
O crescente temor em torno dos potenciais riscos associados às vacinas resultou em uma queda na taxa de vacinação. Neste cenário, tem-se o aparecimento de surtos de doenças evitáveis por meio da vacinação, sobrecarregando o sistema de saúde e impactando na saúde pública brasileira. A interlocução com a sociedade tem se mostrado uma estratégia efetiva para promover a saúde e reduzir as iniquidades. Desta forma, ações de divulgação científica que disseminam conhecimento científico para a sociedade não especializada podem estimular sua adesão voluntária e consciente às práticas que lhe asseguram mais saúde e qualidade de vida.
Objetivo (s)
Estimular a vacinação em grupos de trabalhadores por meio da disseminação de conhecimento referente à imunização.
Material e Métodos
A ação de divulgação científica consistiu na abordagem aos trabalhadores de coleta de material reciclável em duas cooperativas do município de Curitiba/PR, totalizando 49 trabalhadores, grupo composto por 15 homens e 34 mulheres. A ação consistiu na abordagem direta a estes indivíduos, em campo, com a utilização de estratégias interativas lúdicas que abordaram o tema das vacinas, da vacinação e da hesitação vacinal. Em seguida, foi realizada a ação acompanhamento da situação vacinal de cada indivíduo e articulação com o serviço de saúde para administração das vacinas faltantes.
Resultados e Conclusão
Foram abordados 49 trabalhadores, dentre os quais 42,8% estavam imunizados contra todas as doenças para as quais há vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde, 32,6% possuíam cobertura vacinal incompleta, 26,5% não estavam imunizados contra qualquer doença e 6,1% não possuíam cadastro no sistema informacional de saúde. Após a realização das ações, o total de associados com esquema vacinal completo passou para 67,3%, iniciaram o esquema vacinal 24,5%, e 6,1% permaneceram não aderentes à imunização. Os dados revelam que, dentre aqueles trabalhadores que não estavam totalmente imunizados, 77% aderiram à vacinação. O estudo apresenta a importância de ações de divulgação científica e sensibilização sobre vacinação em cooperativas de reciclagem, evidenciado pelo aumento da adesão à vacinação. A abordagem direta e a estratégia utilizada apresentou um grande potencial em minorar incertezas e trazer confiança sobre o sistema de saúde. Esses resultados destacam a importância de tais iniciativas para promoção de saúde pública e sugerem a implementação de ações semelhantes em outras comunidades na busca da reconquista das altas coberturas vacinais no país.
Palavras Chave
Imunização; Vacina; divulgação científica; Saúde Pública
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Tuany Rodrigues, Ana Paula Kubaski Benevides, Yasmin Dumas Indrele, Bianca Isis Ribeiro, Maria Thereza Nardotto Macedo, Gabriela Pimenta Ribeiro , Bruna Martins Faustino, Fabricia Pires Pimenta, Maria das Graças Rojas Soto