Dados do Trabalho


Título

Implementação do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos para Hepatites Virais (Siclom-HV) como ferramenta para qualificação da dispensação de medicamentos para tratamento das hepatites virais.

Introdução

O tratamento de pessoas com hepatites virais tem sido assegurado na rede pública de saúde, por meio do gerenciamento compartilhado de responsabilidades entre União, estados e municípios. Considerando a complexidade da terapêutica disponível para o tratamento de HV, torna-se essencial dispor de um sistema de informação que possibilite o monitoramento clínico e a dispensação qualificada dos antivirais, em consonância com os critérios mínimos estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas vigentes.   

Objetivo (s)

Apresentar dados de tratamento para as hepatites B e C após a implementação do Siclom-HV nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM).

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo, com base nos relatórios extraídos do Siclom-HV, sendo estes, dados de análise de prescrição (janeiro de 2021 a maio de 2024) e dados de tratamento (janeiro de 2023 a dezembro de 2023).

Resultados e Conclusão

Resultados. O Siclom-HV está presente em 1.406 UDM em todo o país. Dentre essas, 101 na região Norte, 362 Sudeste, 143 Nordeste, 73 Centro-Oeste e 727 região Sul. Em 2023, 6.745 pessoas iniciaram o tratamento e 40.158 estavam em tratamento para hepatite B. A maioria das pessoas em tratamento fazem uso de tenofovir desoproxila (52%) e entecavir (44%), e cerca de 6% delas fizeram uso prévio de lamivudina. Dados de tratamento da hepatite C indicam que, em 2023, 16.624 pessoas realizaram tratamento para a infecção. O tratamento com a associação de sofosbuvir e velpatasvir (93%) foi o esquema mais utilizado. Foram registradas 3966 críticas impeditivas de dispensação, com predominância para os erros de definição de esquema de tratamento (64,03% - Hepatite B e 75,43% - Hepatite C). Conclusão. A implementação do sistema ocorreu em todas as UDM que dispensam medicamentos para as hepatites B e C. Entretanto, os dados mostram que as prescrições ainda estão em desacordo com as normativas vigentes, evidenciado pelo aumento crescente ao longo dos anos, das críticas impeditivas de dispensação no sistema. Para tanto, são ofertados pelo Ministério da Saúde, capacitações para profissionais que atuam no tratamento das HV. Ademais, o uso do Sistema proporcionou a disponibilidade de informações clínicas em tempo oportuno, as quais fornecem subsídio para o planejamento de ações que aprimorem os serviços de saúde ofertados à população, visando à redução da morbimortalidade e da incidência de novos casos dessas infecções.

Palavras Chave

Hepatites Virais; Sistema de Informação; Siclom-HV; crítica impeditiva; Monitoramento Clínico.

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Carla Francisca dos Santos Cruz, Nazle Mendonça Collaço Véras, Tiago Benoliel Rocha, Ana Roberta Pati Pascom, Carlos Alberto de Albuquerque Almeida Junior, Ana Paula Maciel Gurski, Elton Carlos de Almeida, Juliana Monteiro da Cruz, Carla de Moura Alves, José Nilton Neris Gomes, Mário Peribanez Gonzalez