Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA AO TRATAMENTO INTRALESIONAL COM ANTIMONIATO DE MEGLUMINA NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Objetivos(s)

O objetivo deste estudo foi descrever uma série casos diagnosticados com leishmaniose cutânea nos quais foi realizado tratamento intralesional com Antimoniato de meglumina.

Relato do Caso

Foi realizado tratamento em oito pacientes, procedentes de áreas endêmicas de Pernambuco, Nordeste do Brasil, comparando-se parâmetros clínicos, posologia e eventos adversos. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do complexo hospitalar HUOC/PROCAPE, sob o CAAE: 48780321.4.0000.5192. Sete os casos alcançaram cura clínica após o primeiro tratamento, tendo um dos pacientes necessitado de uma aplicação adicional da medicação para alcançar a resposta completa após as três sessões iniciais. Tal necessidade provavelmente decorreu do maior tamanho da lesão (900mm3 ), superior as demais lesões descritas. Todos os casos foram acompanhados pelo período de um ano e não houve eventos adversos graves. 

Conclusão

Ressaltamos a importância do uso de critérios para escolha dessa modalidade terapêutica e destacamos as vantagens do tratamento intralesional pelo menor risco de eventos adversos e redução de custos ao serviço de saúde comparando-se com o antimonial sistêmico.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

zulma maria medeiros, YANA GABRIELA PEREIRA DE CARVALHO MENESES, Maria Edileuza Felinto Brito, Ângela Cristina Rapela-Medeiros