Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E MOLECULAR DO VÍRUS DA HEPATITE DELTA DOS PACIENTES DO SAE/FUNDHACRE, RIO BRANCO, ACRE, BRASIL
Introdução
A Hepatite D causada pelo vírus HDV é uma doença associada a exposição prévia ou concomitante com infecção pelo vírus da hepatite B (HBV). Na América do Sul, a região amazônica é uma área endêmica para HDV, com prevalência do genótipo HDV-3. As populações tradicionais da Amazônia, indígenas e ribeirinhos estão mais vulneráveis a doenças infecciosas por vários fatores, dentre estes a limitação ao acesso à saúde básica e ao diagnóstico laboratorial.
Objetivo (s)
Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar o diagnóstico molecular quantitativo e a genotipagem do HDV em pacientes que recebem tratamento no SAE da FUNDHACRE (Fundação Hospital Estadual do Acre), fornecendo dados moleculares para ajudar a direcionar melhor o tratamento do paciente.
Material e Métodos
Os pacientes que fazem acompanhamento no SAE na FUNDHACRE em Rio Branco, Acre, Brasil, forneceram amostras com aprovação do comitê de ética, CAAE 59822421.4.0000.5009. Para quantificação do HDV-RNA foi utilizado um protocolo in house, validado e publicado recentemente, para genotipagem aplicou-se a metodologia de Sanger com o kit de sequenciamento de ciclo BigDyeTM Terminator v1.1.
Resultados e Conclusão
De março a novembro de 2023, 108 pacientes foram incluídos no estudo, 55,6% eram mulheres e a mediana de idade foi de 43 anos (21a a 71a), 70,2% dos pacientes declararam ter parceiros fixos. Ao menos 87,9% dos pacientes são alfabetizados e 12,6% possuem nível superior de educação. Atualmente, 84,6% (n=44) dos pacientes moram no Estado do Acre, com a maioria residindo na Capital Rio Branco. Alguns pacientes vivem no estado do Amazonas em cidades que fazem limite com municípios do estado do Acre como, Boca do Acre, Pauini, Envira e Ipixuna. Os pacientes nasceram no Acre (n=34; 65,4%) ou Amazonas (n=18; 34,6%). Os resultados moleculares mostraram que 52 de 108 pacientes (48,1%) foram detectáveis para o HDV (variação de 140 a 24.000.000 de cópias/mL). Ao menos 29 de 52 detectáveis (55,8%) apresentaram carga viral acima de 100.000 cópias/mL. Das 52 amostras detectáveis, obteve-se o genótipo de 41 sendo predominante o HDV-3 (100%). Estes dados sugerem que a hepatite delta é uma doença prevalente na região norte, com uma quantidade significativa de indivíduos com infecção ativa e prevalência do genótipo HDV-3. O presente estudo contribui para saúde pública não só do estado do Acre como também para pacientes do Amazonas.
Palavras Chave
Hepatite Viral; hepatite D; HDV
Área
Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Rutilene Barbosa Souza, Daniel Archimedes da Matta, Thor Oliveira Dantas, Luiz Fellype Alves Souza, Tárcio Peixoto Roca, Jackson Alves da Silva Queiroz, Ana Maisa Passos-Silva, Mariana Araujo Costa, Deusilene Souza Vieira, Carlos Roberto Brites