Dados do Trabalho


Título

Análise da importância do serviço de recaracterização de cepas prestado pelo Laboratório de Referência para Diagnóstico e Identificação de Leishmania

Introdução

A identificação de espécies de Leishmania sp. nas diversas regiões e em variados hospedeiros é, além de missão dos serviços de vigilância, condição básica para projetos explorando a ecoepidemiologia das leishmanioses. Sendo assim, a identificação, caracterização/recaracterização e preservação tanto de cepas recém isoladas quanto daquelas de biorepositórios, representa ferramenta primordial para vigilância epidemiológica e estudos científicos. A Coleção de Leishmania (CLIOC) junto ao Laboratório de Referência para Diagnóstico e Identificação de Leishmania (LRDIL) prestam os seguintes serviços: i) identificação e caracterização de amostras; ii) depósito, preservação ; iii) fornecimento de cepas; iv) formação de recursos humanos. Destaca-se a relevância da recaracterização de amostras de biorepositórios, isto é, a confirmação da espécie de Leishmania utilizada em projeto de pesquisa. De forma surpreendente, um número considerável dos resultados diverge do esperado pelo requisitante. Este dado aponta para a relevância da adequada guarda de cepas de Leishmania, o que implica em garantia de qualidade, com a devida autenticidade e viabilidade das amostras depositadas e doadas. 

Objetivo (s)

Assim, a CLIOC e LRDIL oferecem validação do material utilizado, garantindo à comunidade científica condições de reprodutibilidade dos dados científicos gerados, tendo por objetivo a prestação de serviço técnico-científico que garanta a autenticidade de amostras de Leishmania.

Material e Métodos

As solicitações analisadas pela curadoria são encaminhadas para os setores responsáveis, e as etapas dos serviços são registradas em formulários que permitem a rastreabilidade de acordo com nossos Procedimentos Operacionais. Para o presente resumo destaca-se o ensaio de isonezimas e métodos baseados em PCR e sequenciamento com objetivo de identificar/confirmar a espécie.

Resultados e Conclusão

Nos últimos 10 anos foram recebidas 64 amostras para recaracterização e destas mais de 30% apresentaram resultado divergente. Este dado aponta para a importância do serviço prestado. Tanto a Coleção como o Laboratório de Referência estão em expansão contínua, estimulando o depósito de isolados de cepas de Leishmania de diferentes fontes e regiões geográficas, dedicando-se à preservação, armazenamento, distribuição, caracterização taxonômica e identificação de Leishmania com todas as informações associadas e disponíveis, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Palavras Chave

tipagem; autenticidade; isoenzimas; qualidade.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Caroline Batista Marques Souza, Bruna Dias Chagas, Gabrielle Barcellos Bezerra, Lilian Motta Cantanhêde, Hellen Cristina Padilha Ramos, Luiz Eduardo Carvalho Paes, Rosane Maria Temporal, Mariana Côrtes Boité, Elisa Cupolillo