Dados do Trabalho


Título

A incidência das arboviroses em crianças: um foco no Estado do Tocantins e Região Norte do Brasil

Introdução

Introdução: Arboviroses são doenças virais transmitidas por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. Entre as principais arboviroses urbanas estão a Dengue (DEN), Febre Chikungunya (CHIKV) e Zika Vírus (ZIKV). No Brasil, a prevalência dessas arboviroses têm crescido nos últimos anos, tornando-se um sério problema de saúde pública. Crianças pequenas acometidas por essas arboviroses apresentam manifestações clínicas mais graves tais como: complicações neurológicas, encefalites, meningite além de danos cerebrais permanentes e óbitos.

Objetivo (s)

Objetivos: Avaliar o cenário das arboviroses (DEN, CHIKV, ZIKV) em crianças, no Brasil (BR), na Região Norte (RNO) e no Tocantins (TO).

Material e Métodos

Material e Métodos: Foram coletados dados sobre dengue (CID10 – A90), Febre Chikungunya (CID10 – A92-0) e Zika vírus (CID10 – A92-8) no banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), avaliando dados do Brasil, Região Norte e no estado do Tocantins na faixa etária de 0 a 4 anos, no período de 2019 a 2023.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram diagnosticados 233796 casos de DEN no BR, 10829 casos na RNO com destaque para o estado do TO com 30,65% desses casos (n=3320). Em 2022, só o TO foi responsável por 48,2% (n=1529) dos casos diagnosticados. Nos casos de CHIKV no BR foram 32375 casos, com destaque para o ano de 2022 com 9966 registros. A RNO apresentou 2302 casos de CHIKV, novamente o TO com o maior número de casos, 880 (38,22%). Ao avaliar o panorama dos casos de ZIKV diagnosticados, observamos 8780 casos no BR, com a RNO apresentando 1907 casos, sendo destes, 43,62% no TO. Nos anos de 2022 e 2023, o diagnóstico dessas arboviroses no grupo estudado aumentou em mais de 50%. Foram registrados 32 óbitos por dengue no BR, na faixa etária e período de estudo, sendo a RNO com 3 óbitos, nenhum deles no estado do TO. Com relação as demais febres provocadas por arbovírus, foram 80 registros de óbitos no BR, 8 na RNO e 2 no TO. Conclusão: O crescimento dos casos de arboviroses no Brasil, principalmente em 2022 e 2023, com destaque para o Tocantins que contribuiu substancialmente para os números da região Norte, demonstra a urgência de ações de saúde pública mais efetivas de controle e prevenção, conscientização e no diagnóstico e tratamento eficazes. Essas arboviroses em crianças pequenas causam complicações graves como: danos neurológicos, encefalite, meningite e óbitos. Tornando evidente a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e integrada, reduzindo a carga dessas doenças.

Palavras Chave

Arboviroses; Crianças; dengue; Vírus Chikungunya; Zika Vírus.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Virgínia Oliveira Santos, Aldiro Pinheiro da Mota Júnior, Hidelberto Matos Silva, Irene Caroline Noleto Nestor, Bruna Caroline Cardoso Pinheiro, Maria Eduarda Watanabe de Souza Dim, Analuisa de Barros Angelopes Pereira, Bruna Helena da Silva Miranda, Blenda Amelia Pereira Machado, Isabela Pereira, Gustavo Costa de Carvalho