Dados do Trabalho
Título
Hanseníase no Estado do Tocantins: panorama da doença nos últimos cinco anos
Introdução
Introdução: A Hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa neurológica causada pelo bacilo intracelular obrigatório Mycobacterium leprae. A hanseníase atinge preferencialmente os nervos periféricos, pele e mucosa. As formas clínicas consistem em: Indeterminada, Tuberculóide, Dimorfa e Virchowiana. No Tocantins, a incidência é hiperendêmica, trata-se de uma situação alarmante para a saúde pública.
Objetivo (s)
Objetivo: Avaliar o cenário da Hanseníase no estado do Tocantins (TO), analisando sexo, escolaridade completa, faixa etária e apresentação clínica, além de comparar com a incidência no Brasil (BR), na América Latina e no mundo.
Material e Métodos
Material e Métodos: Foram coletados dados sobre Hanseníase (CID – A309) no banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS-TABNET), avaliando dados do estado do Tocantins (TO), no período de 2019 a 2023 e no banco de dados da Organização Mundial da Saúde (ONU), de 2019 a 2022.
Resultados e Conclusão
Resultados: No período avaliado, no mundo, a Índia é o país com o maior número de casos notificados, 224.360, seguido pelo Brasil e Indonésia com 52.029 casos. No estado do TO foram notificados 5532 casos de Hanseníase, com a diminuição gradual a cada ano com destaque para o período entre 2022 e 2023 com uma redução de 70% no número de casos diagnosticados. O gênero masculino foi o mais acometido respondendo por 57,03% dos casos. Com relação a declaração de raça/cor, indivíduos pardos respondem por 64,44% dos casos. Considerando a escolaridade dos pacientes diagnosticados, 5,47% são analfabetos, 7,12% possuíam ensino fundamental completo, 19,17% (n=1061) têm com ensino médio completo e apenas 5,78% declararam possuir ensino superior completo, sendo que os demais não foram declarados. A faixa etária mais acometida foram de 40 a 59 anos com 2204 casos. A forma clínica predominante foi a dimórfica com 72,67% (n=3966) das formas clínicas classificadas. Conclusão: A Hanseníase é uma comorbidade de abrangência mundial e o Brasil está entre os mais afetados por essa epidemia, assim como na América Latina, sendo o país com maior número de casos notificados. No estado do Tocantins, é perceptível a alta prevalência de notificações, principalmente entre os homens de 40 a 59 anos de idade, cor parda, ensino médio completo e forma clínica dimorfa. O que torna urgente o desenvolvimento de estratégias e ações efetivas para o combate à Hanseníase, além de esforços para o diagnóstico precoce, controle e prevenção reduzindo o número de casos e impactos econômicos.
Palavras Chave
Hanseníase; Mycobacterium leprae; Incidência; Tocantins.
Área
Eixo 11 | 3.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Hanseníase
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Aldiro Pinheiro da Mota Júnior, Virgínia Oliveira Santos, Hidelberto Matos Silva, Analuisa Barros Angelopes Pereira, Bruna Caroline Cardoso Pinheiro, Bruna Helena da Silva Miranda, Blenda Amélia Pereira Machado, Gustavo Costa de Carvalho, Irene Caroline Noleto Nestor, Isabela Pereira, Maria Eduarda Watanabe de Souza Dim