Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA LABORATORIAL PARA DIAGNÓSTICO DA FEBRE DO MAYARO

Introdução

Em 2024, houve um aumento significativo nos casos reportados de febre do Mayaro, especialmente em regiões onde o vírus não era comum. A febre do Mayaro, é causada pelo vírus Mayaro (MAYV), transmitida mediante a picada do mosquito infectado, ocasionando sinais e sintomas semelhantes aos da dengue e Chikungunya, podendo levar a complicações mais graves em alguns casos onde a há identificação tardia.

Objetivo (s)

Analisar os resultados laboratoriais referentes ao diagnóstico da Febre do Mayaro, a fim de monitorar a presença do vírus e contribuir para a vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número CAAE:65072322.3.0000.5166, referente aos resultados laboratoriais liberados no período de 01 de janeiro de 2023 a 31 de maio de 2024. Os dados foram extraídos do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Do total de amostras encaminhadas ao LACEN-MT. Por meio da ação de vigilância laboratorial foi inclusa amostras coletadas de pacientes suspeitos, com histórico de hospitalização ou óbito e com resultados negativos para Dengue, Zika e Chikungunya e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Resultados e Conclusão

Das 160 amostras analisadas, 08 obtiveram resultados detectáveis para o vírus Mayaro. Esses dados indicam uma baixa positividade, mas confirmam a presença circulante do vírus no estado de Mato Grosso. É importante ressaltar que devido aos sinais e sintomas clínicos serem semelhantes a outras arboviroses, pode-se pensar na possibilidade de suspeita clínicas errôneas e consequentemente subnotificação dessa patologia. Sendo assim, reforça a importância da vigilância laboratorial na detecção precoce e o monitoramento da circulação do vírus Mayaro dentro do Estado de Mato Grosso, contribuindo significativamente para as ações de saúde pública traçando estratégias de monitoramento para prevenir surtos e proteger a população contra essa patologia.

Palavras Chave

Vigilância em Saúde Pública; Arbovirus; Laboratório

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

MARIA CLARA PEREIRA LEITE, Julia Deffune Profeta Cidin Almeida, Stephanni Figueiredo da Silva , Claudio Luis Campos Souza, Dejanira dos Santos Pereira, Luana Barbosa da Silva, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Juliano Silva Melo, Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Elaine Cristina De Oliveira