Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA LABORATORIAL PARA DIAGNÓSTICO CHIKUNGUNYA

Introdução

O vírus Chikungunya é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.  É um alfavírus pertencente à família Togaviridae, que contém um genoma de RNA. Os efeitos das alterações climáticas, bem como o aumento da globalização do comércio e das viagens, levaram ao crescimento do habitat dos mosquitos Aedes. Existem três genótipos principais de CHIKV: África Ocidental, ECSA (África Centro-Leste-Sul) e asiático, com uma quarta linhagem pertencente à ECSA chamada linhagem do Oceano Índico. O surgimento do vírus chikungunya (CHIKV) levantou sérias preocupações devido à rápida disseminação do vírus em novas áreas geográficas e às características clínicas associadas à infecção. Com o aumento de casos de Dengue no estado de Mato grosso, houve também aumento de casos de Chikungunya.

Objetivo (s)

Descrever o perfil epidemiológico da circulação do vírus Chikungunya em Mato Grosso através da vigilância laboratorial.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número CAAE:65072322.3.0000.5166, referente aos resultados laboratoriais liberados no período de 01 de janeiro de 2023 a 03 de junho de 2024. Os dados foram extraídos do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Do total de amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) para testagem 7.625 amostras foram processadas pelo método de RT-PCR.

Resultados e Conclusão

Das amostras analisadas, 27% (2.028) obtiveram resultados detectáveis, indicando a prevalência da circulação do vírus dentro do estado. Este dado ressalta a importância crítica da vigilância laboratorial na detecção precoce e precisa de agentes patogênicos, toxinas ou contaminantes que possam representar riscos para a saúde pública.A vigilância laboratorial favorece a detecção precoce e o monitoramento da circulação do vírus Chikungunya dentro do Estado de Mato Grosso, contribuindo significativamente para as ações de saúde pública e traçando estratégias de monitoramento para prevenir surtos.

Palavras Chave

Chikungunya; vigilância laboratorial; Arbovírus.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, STEPHANNI FIGUEIREDO DA SILVA, MARIA CLARA PEREIRA LEITE, CLAUDIO LUIS SOUZA CAMPOS, JULIA DEFFUNE PROFETA CIDIN ALMEIDA, RODRIGO BURUM MANUARI, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, JULIANO SILVA MELO, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS