Dados do Trabalho


Título

Impacto da Intervenção Medicamentosa para AIDS/HIV na Co-infecção por Strongyloides stercoralis: Uma Revisão Sistemática

Introdução

A co-infecção por Strongyloides stercoralis e HIV/AIDS representa um desafio clínico significativo, devido à imunossupressão associada ao HIV, que pode exacerbar a infecção por Strongyloides. A terapia antirretroviral (TAR) é crucial para o manejo do HIV, mas seus impactos sobre a co-infecção por Strongyloides ainda são pouco compreendidos. 

Objetivo (s)

Avaliar a relação entre a intervenção medicamentosa para AIDS/HIV e a co-infecção por Strongyloides stercoralis, analisando a eficácia da TAR na redução da carga parasitária e na melhoria dos desfechos clínicos.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo secundário baseado em uma revisão sistemática. Foram realizadas buscas nas bases Medline/PubMed, Embase, Cochrane, Lilacs, Scielo e Web of Science. Critérios de inclusão abrangeram estudos que avaliaram a co-infecção por Strongyloides stercoralis em pacientes com HIV/AIDS submetidos a TAR. A qualidade metodológica dos estudos elegíveis foi avaliada utilizando a ferramenta Cochrane de risco de viés e o escore GRADE para a certeza da evidência. Dados foram extraídos e analisados qualitativamente, focando na eficácia da TAR sobre a carga parasitária e desfechos clínicos associados. 

Resultados e Conclusão

A revisão incluiu 12 estudos com um total de 1.200 pacientes. A maioria dos estudos indicou que a TAR estava associada a uma redução significativa na carga parasitária de Strongyloides stercoralis, bem como a uma melhora nos sintomas clínicos. No entanto, a qualidade metodológica variou entre os estudos, com alguns apresentando risco moderado a alto de viés. A análise GRADE indicou uma certeza moderada a alta para os principais desfechos. A intervenção medicamentosa para AIDS/HIV, particularmente através da TAR, parece ser eficaz na redução da carga parasitária de Strongyloides stercoralis e na melhoria dos desfechos clínicos em pacientes co-infectados. No entanto, a heterogeneidade metodológica dos estudos sugere a necessidade de mais pesquisas de alta qualidade para confirmar esses achados e guiar práticas clínicas.

Palavras Chave

Strongyloides stercoralis; AIDS; hiv; Co-infecção; Revisão Sistemática.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Amanda Andrade Costa, Laise Mazurek, Alberto Gabriel Borges Felipe, Jamil Miguel-Neto, Melissa Carvalho Martins-Abreu, Glicelia Pereira Silva, Camila Botelho Miguel, Wellington Francisco Rodrigues