Dados do Trabalho
Título
Avaliação da variabilidade genética e seu potencial impacto na antigenicidade de epítopos de células B das proteínas Pv41 e PvGAMA em isolados brasileiros de Plasmodium vivax.
Introdução
A malária consiste em um dos principais agravos de saúde pública na Amazônia brasileira e a prevalência de casos por P. vivax nessa região demonstra a necessidade de abordagens específicas para o controle. Para isso, a caracterização e desenvolvimento de candidatos vacinais torna-se essencial. Nesse contexto, as proteínas de merozoítos Pv41 e PvGAMA vêm se destacando como novas alternativas. Embora ambas as proteínas apresentem boas propriedades antigênicas e imunogênicas, pouco se sabe sobre suas regiões imunodominantes, bem como o potencial impacto de polimorfismos gênicos em seus principais epítopos.
Objetivo (s)
Identificar in silico os potenciais alvos de anticorpos presentes nas proteínas PvGAMA e Pv41, verificar o possível impacto da diversidade genética em isolados de diferentes regiões endêmicas no potencial antigênico destes epítopos.
Material e Métodos
As sequências de aminoácidos das proteínas Pv41 e PvGAMA foram avaliadas por 7 algoritmos para predição de epítopos lineares alvos de anticorpos. Sequências com mais de 9 aminoácidos preditas por ao menos 4 algoritmos foram avaliadas quanto a antigenicidade (Vaxijen) e, se antigênicas, avaliadas quanto a conservação entre diferentes cepas de P. vivax e outras espécies relacionadas. Para avaliação da variabilidade genética em isolados brasileiros, amostras de DNA provenientes das localidades de São Gabriel da Cachoeira-AM (n=30), Mâncio Lima-AC (n= 16), Oiapoque-AP (n=8), Rio Branco-AC (n=10), Manaus-AM (n=16), Belém-PA (n=15), Guajará- AM (n=4), Cruzeiro do Sul-AC (n=23), Porto Velho-RO (n=21) submetidas a PCR com primers específicos para sequências gênicas que codificam a Pv41 e a PvGAMA estão sendo sequenciadas por SANGER.
Resultados e Conclusão
Identificamos in silico 5 epítopos lineares preditos como antigênicos na proteína Pv41 e 4 na PvGAMA. Interessantemente, todos os epítopos preditos apresentaram alto grau de conservação (95% a 100%) quando comparados a cepas descritas de P. vivax, foram encontrados ao todo 11 epítopos, mas apenas 9 apresentaram propriedade antigênica.Os epítopos preditos em ambas as proteínas, Pv41 e PvGAMA, se mostraram conservados dentre as diferentes cepas de P. vivax descritas no grupo. Contudo, as informações sobre a variabilidade genética destas proteínas e seus epítopos em isolados brasileiros ainda estão em andamento e tais resultados serão fundamentais para determinar o potencial de ambas as proteínas como candidatos vacinais.
Palavras Chave
malária; Vacina; diversidade genética; epítopo.
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Ana Luiza Carneiro Alencar, Lana Bittencourt Chaves, Daiana de Souza Perce-da-Silva, Dalma Maria Banic, Paulo Renato Rivas Totino,, Ricardo Luiz Dantas Machado, Lilian Rose Pratt-Riccio,, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro,, Rodrigo Nunes Rodrigues da Silva, Josué da Costa Lima-Júnior