Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES COM SUSPEITA DE FEBRE MACULOSA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS IMUNO-INFECCIOSAS
Introdução
A Febre Maculosa é uma doença febril aguda e de gravidade variável com elevada taxa de letalidade. No Brasil duas espécies de bactérias do gênero Riquétsia estão associadas aos quadros clínicos em questão, sendo a transmissão realizada pela picada do carrapato Amblyomma cajennense. Neste trabalho, foi abordado a experiência do Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI) do município de Campos dos Goytacazes com a Febre Maculosa Brasileira, além de sua epidemiologia, desfecho clínico e protocolo.
Objetivo (s)
O presente estudo tem como objetivo analisar e definir os principais fatores epidemiológicos, sintomas, efetividade do tratamento, morbidade e mortalidade em pacientes com suspeita de Febre Maculosa em Campos dos Goytacazes no ano de 2023.
Material e Métodos
O referido trabalho, o qual foi previamente submetido e aprovado pela plataforma Brasil, possui como metodologia utilizada a descritiva, por meio da análise de prontuários.
Resultados e Conclusão
Dentre os resultados analisados, foi identificado que a faixa etária mais atingida é a da primeira década de vida; a ocupação de maior acometimento é a de estudante; o período de maior transmissibilidade corresponde aos meses de junho a setembro, apesar do mês de dezembro ter sido indicado como o de maior incidência no município analisado. Ademais, foi evidenciado que os sinais e sintomas clássicos mais notáveis foram febre, cefaléia e mialgia, enquanto o sinal de alerta mais prevalente foi a dor abdominal intensa, seguido de gengivorragia, vômitos persistentes e epistaxe. No que tange a confirmação laboratorial de pacientes com clínica e história epidemiológica compatíveis, mais da metade apresentou sorologia negativa. Outro dado analisado foi o emprego da Doxiciclina, medicação protocolada, que obteve resultado positivo em grande parte dos pacientes que possuíam critérios de inclusão correspondentes ao tratamento. Observou-se que o primeiro, dentre os três isolados casos de Febre Maculosa que evoluiram a óbito, analisado no estudo se trata de um jovem, sexo masculino, estudante; tal achado corrobora todos os parâmetros avaliados. Desse modo, destaca-se que grande parte dos casos suspeitos do CRDI tiveram resposta satisfatória. Conclui-se uma prevalência dos casos de febre maculosa no município. A abordagem realizada com os pacientes que procuram o CRDI revela baixa taxa dos óbitos e alta taxa de cura, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz.
Palavras Chave
febre maculosa; Carrapato; Rickettsia rickettsii
Área
Eixo 11 | 2.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Febre maculosa
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Aline Pereira Pessanha, Ellen de Brito Oliveira dos Santos, Raphaela Gomes de Carvalho, Júlia Ferreira Andinós Muniz Soares, Luiza de Carvalho Volino Albernaz, Luiz José de Souza