Dados do Trabalho
Título
Avaliação do perfil clínico, epidemiológico e laboratorial de casos atendidos em um Laboratório de Referência Nacional para o Diagnóstico de Leishmanioses
Introdução
Os Laboratórios de Referência (LR) do Ministério da Saúde têm papel relevante nos sistemas de vigilância para vários agravos, incluindo as leishmanioses. A leishmaniose tegumentar (LT) pode mimetizar outras dermatopatologias e neste sentido, amostras clínicas de pacientes com suspeita clínica com resultado negativo no exame direto devem ser encaminhadas aos LR para realização do exame histopatológico e da reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção de KDNA.
Objetivo (s)
Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil clínico, epidemiológico e laboratorial de casos atendidos no Laboratório Nacional de Referência de Diagnóstico Molecular em Leishmanioses, entre 2013 e 2020.
Material e Métodos
Cerca de 300 registros em um banco de dados foram analisados. Este trabalho teve aprovação do CEP institucional (CAAE 89424318.3.0000.5248). As amostras recebidas eram processadas por PCR e exame histopatológico.
Resultados e Conclusão
Os dados sobre gênero, idade e procedência mostraram que a maioria dos casos era do sexo masculino, entre 20-59 anos e da região Sul. As lesões cutâneas eram predominantes em membros inferiores. Na análise por PCR e/ou exame histopatológico, a forma cutânea foi mais frequente do que a mucosa, p<0,001. Na epiderme foram evidenciadas acantose, exocitose, hiperplasia pseudoepteliomatosa e úlcera parcial. A derme apresentava intenso infiltrado mononuclear, granulomas irregulares com necrose, plasmócitos e extensas áreas de necrose. A distribuição e número de amastigotas mostraram um padrão heterogêneo. Apesar da utilização de testes com alta sensibilidade, a maioria das amostras eram negativas para LT (p<0,0001), indicando a necessidade do diagnóstico laboratorial para confirmação da suspeita clínica. Estes resultados demostram a importância do fortalecimento dos LR como estratégicos na elucidação de casos humanos mais complexos e nas ações de vigilância epidemiológica.
Palavras Chave
leishmaniose; Laboratório de Referência; Vigilância Epidemiológica
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Paula Nascimento Pollig, Lohaine Mafra, Nedia Saad Nehme, Cintia Xavier Mello, Marcia Pereira Oliveira