Dados do Trabalho
Título
Atividade antiviral e virucida do extrato hidroalcoolico de Uncaria tomentosa contra o vírus chikungunya em células Vero
Introdução
Uncaria tomentosa (Willd.) D.C (UT), é uma planta medicinal encontrada nas Américas do Sul e Central, também conhecida como unha-de-gato. A espécie é utilizada popularmente no tratamento de abscessos, artrite, asma e febre, e estudos relatam sua atividade imunomoduladora e antiviral. A febre chikungunya, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), é uma doença febril aguda caracterizada principalmente pela intensa dor articular, acompanhada de febre, mialgia, dor de cabeça, entre outros sintomas inespecíficos. Os sintomas artritogênicos da chikungunya podem persistir por meses ou anos, causando dores debilitantes e comprometendo a qualidade de vida da população. A circulação autóctone de CHIKV no Brasil ocorre desde 2014. Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda não existe um tratamento antiviral aprovado contra CHIKV.
Objetivo (s)
O objetivo do trabalho é investigar a atividade antiviral e virucida do extrato de UT contra o vírus CHIKV em modelo de infecção in vitro de células Vero.
Material e Métodos
A citotoxicidade do extrato de UT foi investigada através do MTT ((brometo de 3-[4,5-dimetil-tiazol-2-il]-2,5-difeniltetrazólio). Para avaliar a atividade antiviral, células Vero foram infectadas com CHIKV e tratadas com o extrato por 24, 48 e 72h. A infecção foi avaliada através da quantificação da carga viral presente no sobrenadante utilizando transcrição reversa seguida da reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-qPCR), ensaio de formação de placas e marcação intracelular do antígeno viral por citometria de fluxo. Na avaliação da atividade virucida, CHIKV foi incubado com o extrato, as células foram infectadas com o vírus e a infecção foi avaliada através RT-qPCR e ensaio de formação de placas.
Resultados e Conclusão
As concentrações até 100 µg/mL mantiveram a viabilidade celular acima de 80% em até 72h de incubação. O tratamento com 100 µg/mL de UT reduziu a carga viral de CHIKV em 93% 24 horas pós-infecção (hpi) (p <0.05), assim como a detecção do antígeno viral intracelular (p <0.0001), ambos em relação ao controle. Em 48 hpi, o tratamento com UT reduziu o efeito citopático nas células Vero. No ensaio de plaque, a carga viral foi reduzida de 6,7 × 106 PFU/mL para 1,9 × 105 PFU/mL 24 hpi. A pré-incubação do vírus com UT reduziu em 98% a carga viral tanto na RT-qPCR quanto no ensaio de plaque 24 hpi. Nossos resultados indicam que a concentração de 100 µg/mL do extrato hidroalcóolico de UT apresenta atividades antiviral e virucida contra CHIKV em modelo de infecção de células Vero.
Palavras Chave
Febre de Chikungunya; antivirais; plantas medicinais.
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Raquel Curtinhas de Lima, Ligia Maria Marino Valente , Débora Familiar Macedo , Luzia Maria de-Oliveira-Pinto , Flavia Barreto dos Santos , José Luiz Mazzei , Antonio Carlos Siani , Priscila Conrado Nunes , Elzinandes Leal Azeredo