Dados do Trabalho
Título
Análise dos efeitos imunológicos da reabilitação nutricional em camundongos BALB/c desnutridos e infectados com Leishmania infantum
Introdução
A desnutrição proteica é uma doença sistêmica que afeta diversos órgãos aumentando a suscetibilidade a doenças infecciosas. A desnutrição proteica é considerada um fator de risco para o desenvolvimento das formas sintomáticas graves da leishmaniose visceral (LV). Nosso grupo demonstrou que animais desnutridos apresentam alteração na percentagem de subpopulações de esplenócitos, desorganização da microarquitetura do baço e diminuição da resposta imune inflamatória local. Vários desses defeitos são sinergicamente exacerbados em animais infectados.
Objetivo (s)
Avaliar se a reabilitação nutricional é capaz de recuperar esses parâmetros em camundongos BALB/c desnutridos e infectados com L. infantum.
Material e Métodos
Neste trabalho conduzimos um protocolo de reintrodução de dieta normoproteica nesses animais.Os animais foram alimentados com uma dieta controle (CP, contendo 14% de proteína) ou baixa em proteína (LP, contendo 4% proteína). Após sete dias de dieta, cada grupo foi dividido em dois e um deles foi infectado com L. infantum, resultando em quatro grupos experimentais: CP, LP, CPi e LPi. O peso corporal foi registrado a cada três dias. Após 14 dias de infecção (21 dias de dieta) animais CP e CPi foram mantidos na dieta controle por mais 21 dias ao passo que animais LP e LPi foram divididos mais uma vez e um grupo de cada foi submetido a reabilitação nutricional pela reintrodução da dieta controle, resultando em seis grupos experimentais: CP, LP, CPi, LPi, LP-r e LPi-r. Os animais de cada grupo foram eutanasiados 21 dias após a reintrodução da dieta controle (42 dias totais de experimento).
Resultados e Conclusão
Observamos que após 21 dias de reabilitação nutricional, animais denutridos-infectados (LPi-r) recuperaram 100% do peso corporal e ganharam mais 60% de peso em relação aos animais controle, ao passo que animais desnutridos reabilitados (LP-r) ganharam mais 40% no mesmo período. Além do peso corporal, observamos também um aumento significativo no peso do baço e do timo dos animais do grupo LPi-r comparados aos demais grupos experimentais. Para o fígado foi observado apenas um aumento significativo do peso quando comparado com grupo LPi. Animais LPi-r também apresentaram um aumento significativo na carga parasitária no baço em comparação aos grupos CPi e LPi.Estes resultados preliminares sugerem que a reabilitação nutricional restabelece o peso corporal e o peso dos órgãos dos animais desnutridos, mas parece contribuir também ao aumento da carga parasitária no baço dos animais LPi-r.
Palavras Chave
desnutrição; Leishmaniose Visceral; Leishmania infantum; baço
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Renata Azevedo do Nascimento, Erika Moutinho Costa, Filipe Nascimento Lima, Jonathan Silva Durães, Bismark Barros Holanda , Rebeca Fernandes, karina Silva Oliveira, Adriana Cesar Bonomo, Patrícia Cuervo Escobar