Dados do Trabalho


Título

Relato de uma estratégia intregrada para a Prevenção da Raiva e Preservação da Biodiversidade

Objetivos(s)

 Com o objetivo de atualizar, capacitar e integrar agentes de endemias e agentes agropecuários no controle da raiva, foi promovido o 1º Curso de Boas Práticas de Manejo de Morcegos no controle da raiva, em Montes Claros, norte de Minas Gerais. 

Relato do Caso

A raiva é uma doença fatal que causa aproximadamente 60 mil mortes anuais no mundo. O desmatamento e a urbanização intensificam o contato entre animais silvestres, humanos e rebanhos, aumentando o risco de transmissão da raiva. Embora muitas pessoas acreditem que a redução populacional ou mesmo a eliminação de morcegos sejam soluções para este problema, é crucial reconhecer a importância dos morcegos nos ecossistemas e os prejuízos que tais eliminações trariam. Portanto, devem ser pensadas alternativas integradas e sustentáveis que protejam tanto a saúde pública quanto a biodiversidade, promovendo uma vigilância sanitária eficaz e práticas de manejo responsáveis. Nesta perspectiva, foi promovido o 1º Curso de Boas Práticas de Manejo de Morcegos, de 9 a 10 de novembro de 2023 em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Realizado por instituições de proteção ambiental, academia e serviços de saúde, suas atividades teóricas abordaram temas como biologia, importância e ecologia dos morcegos, saúde única e atendimento antirrábico humano. As atividades práticas incluíram a captura, identificação e manejo dos morcegos. Participaram do evento 99 profissionais de endemias e 29 do Instituto Mineiro de Agropecuária, representando 48 municípios do Norte de Minas. O curso promoveu a troca de experiências e a geração de novos conhecimentos entre os profissionais que atuam com morcegos em áreas urbanas e rurais. A educação e a promoção da saúde única, a comunicação com a população e as ações de conservação de morcegos foram destacadas como essenciais para identificar e mitigar riscos, prevenindo a transmissão da raiva e preservando a biodiversidade. O evento ressaltou a importância das boas práticas de manejo de morcegos e a necessidade de manter a comunicação entre os diferentes profissionais que trabalham com esses animais, mostrando que essa integração é fundamental para a vigilância da raiva e a preservação da biodiversidade. 

Conclusão

O curso contribuiu significativamente para informar sobre a importância dos morcegos e para promover ações efetivas e integradas no controle da raiva direcionadas a saúde única, beneficiando tanto a saúde pública quanto a conservação ambiental.  

Área

Eixo 10 | 2.Outras viroses humanas e veterinárias - Raiva

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

THALLYTA Maria VIEIRA, Milton Formiga de Souza Junior, Rosanna Lorrane Francisco dos Reis Matos, Lívia Alencar Gomes, Nubia Nunes de Souza, Thainara Gonçalves da Silva, Agna Soares da Silva Menezes, JOEL FONTES, Aline Lara Cavalcante Oliva, Enrico Bernard