Dados do Trabalho
Título
A importância da Busca Ativa de casos suspeitos de sarampo e rubéola, como estratégia de melhoria da Vigilância Epidemiológica. Rondônia, nos meses de fevereiro e março de 2024.
Introdução
O sarampo foi eliminado no Brasil em 2016, entretanto, em 2018 ocorreu sua reintrodução, devido principalmente a casos procedentes da Venezuela. Inúmeros esforços têm sido para conter a disseminação da doença. O último caso autóctone foi em junho de 2022. A região Norte registrou a maioria dos casos, com 10.245 ocorrências. Em 2019, o país perdeu a certificação de eliminação, totalizando nesse ano, 20.901 casos confirmados em 23 das 27 Unidades Federadas. E Rondônia entra nesse rol por ter 9 municípios que estão na linha de fronteira com a República Boliviana.
Objetivo (s)
Identificar a ocorrência de casos suspeitos de sarampo ou rubéola que não acessaram o sistema de saúde ou que não foram detectados pelo sistema integrado de vigilância do sarampo e rubéola.
Material e Métodos
estudo de intervenção, como forma de aumentar a sensibilidade frente a casos suspeitos de sarampo e rubéola, em Rondônia, entre os meses de fevereiro e março de 2024, em nove municípios distintos. A fonte de dados foi a busca ativa de prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde de pacientes que se enquadrem na definição de casos suspeitos de sarampo e rubéola. Após coletados e processados, os dados foram analisados, envolvendo o número de prontuários de pacientes que atendiam a definição de caso suspeito de sarampo ou rubéola e a eficácia das ações de vigilância e controle do sarampo.
Resultados e Conclusão
no período foram revisados cerca de 10.525 prontuários físicos e eletrônicos e 70 unidades de saúde foram visitadas, incluindo Hospitais públicos e particulares, Hospital da Criança e Unidades de Pronto Atendimento. A maioria dos prontuários analisados, apresentava dados de pacientes com sinais e sintomas de doenças que são ditas como diferenciais para sarampo e rubéola, tais como a Dengue. Onde foi realizada a notificação no sistema de informação de agravos de notificação (Sinan) e todas as ações de vigilância, imunização e laboratório. O sarampo continua sendo uma doença que afeta todos os continentes, gerando casos e surtos e representam desafios para a saúde pública, os quais foram debelados de forma rápida e eficaz pela equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO) em parceria com as equipes municipais, possibilitando controlar e interromper a transmissão do vírus. Ações como vacinação (rotina, campanhas, bloqueio vacinal), capacitações, supervisões integradas, atividades de campo, emissão de alertas epidemiológicos, regionais de saúde e municípios, foram cruciais para o êxito das ações.
Palavras Chave
Sarampo; Doenças exantemáticas; Busca Ativa
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Adalgiza de Souza Botelho, Surlange Freire Ramalhaes, Valmira Rocha de Souza, Alessandra da Silva Dantas, Luma Akemi de Azevedo Kubota, Viviane de Carvalho Nascimento, Maria Arlete da Gama Baldez, Maria Zilda Alves Barroso Soares