Dados do Trabalho
Título
Territorialização como estratégia de caracterização ambiental: fatores associados à Leishmaniose Tegumentar Americana em Blumenau, SC
Introdução
A territorialização é uma prática regulada pelos princípios legais do Sistema Único de Saúde (SUS) que delimita geograficamente as áreas de responsabilidade das equipes de atenção básica, permitindo aos profissionais identificar as demandas específicas da comunidade a partir de suas características sociodemográficas, de infraestrutura e epidemiológicas.
Objetivo (s)
Com isso, o objetivo do estudo foi realizar a territorialização de uma microárea de atendimento de uma Estratégia Saúde da Família, no município de Blumenau - SC, e analisar a relação entre as condições observadas com a transmissão de possíveis doenças.
Material e Métodos
Para a territorialização e caracterização da microárea foram realizadas observações detalhadas, registros fotográficos do perímetro e visitas domiciliares conduzidas pelos acadêmicos de Medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em colaboração com os agentes comunitários de saúde.
Resultados e Conclusão
Foram observadas moradias em áreas vulneráveis a deslizamentos e descarte inadequado de resíduos sólidos a céu aberto em áreas próximas à vegetação. As vias e calçadas apresentaram uma variedade de condições, com algumas pavimentadas e outras não. Uma parcela significativa do território demonstrou carência de infraestrutura básica e presença de animais errantes, principalmente cães e gatos. O descarte inadequado de resíduos sólidos e consequente aumento de matéria orgânica em áreas de vegetação criam ambientes propícios para a reprodução de insetos flebotomíneos, como os do gênero Lutzomyia spp., transmissores da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), cujo agente etiológico é o protozoário do gênero Leishmania. Além disso, os animais errantes podem servir como reservatórios da doença e contribuir na disseminação da LTA na região. Entre os anos de 2007 a 2022, 105 casos da doença foram notificados em Blumenau, conforme dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Este cenário reforça a importância de ações colaborativas entre os setores da saúde, meio ambiente e infraestrutura urbana, visando a melhoria das condições de vida da população e a redução do risco de transmissão de doenças.
Palavras Chave
Atenção primária; leishmaniose; infraestrutura.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Gabriel Luiz Nicochelli Berri, FIlipe Urbainski, Alice Vigoli Carminatti, Letícia Suzana de Melo Silva, Luana Gabriele Nilson, Alinne Petris