Dados do Trabalho


Título

Lobomicose em pacientes atendidos no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia: estudo retrospectivo de 2010 a 2024

Introdução

A Lobomicose, ou doença de Jorge Lobo, é uma infecção fúngica crônica causada pelo fungo Lacazia loboi, que acomete a derme e se desenvolve na camada subcutânea, ocasionada pela inoculação traumática do fungo. Apresenta manifestações clínicas granulomatosas, do tipo queloidianas e verrucosas, com características nodulares, que acometem áreas expostas da pele, como face, pavilhões auriculares, membros superiores e inferiores. A região Amazônica é classificada como a região endêmica para a doença, com ocorrência frequente em indivíduos do sexo masculino que atuam em serviços rurais e garimpos devido ao contato frequente com o solo e plantas, tornando-os mais suscetíveis à ocorrência de acidentes nesses locais. O cultivo do fungo ainda é inviável, por este não se desenvolver em nenhum meio de cultura. O diagnóstico é feito pelo exame micológico direto, sendo observadas as estruturas somáticas do fungo.

Objetivo (s)

Esse estudo teve como objetivo realizar uma análise retrospectiva da ocorrência de Lobomicose no período de 2010 a 2024 em pacientes atendidos no Laboratório de Micologia Médica (LMM) do CEPEM.

Material e Métodos

Para a obtenção dos dados deste estudo, foi realizada uma análise retrospectiva dos dados registrados pelo LMM, contendo informações sobre variáveis demográficas, clínicas e laboratoriais. Foram seguidos todos os preceitos éticos para pesquisa em seres humanos. 

Resultados e Conclusão

Foram observados 35 casos positivos para Lobomicose, confirmados por microscopia direta, com maior ocorrência em 2019, com oito amostras positivas. Pertenciam a pacientes do sexo masculino 91,4% (32/35) das amostras, com idade média de 62,3 anos (intervalo: 37 a 101), e 63% referiam ocupações relacionadas ao campo. A maioria das amostras foi de raspado de lesão de membros inferiores (60%), de membros superiores (22,8%) e orelhas (17,1%). A identificação morfológica do fungo foi realizada por microscopia direta para confirmação da presença de estruturas fúngicas compatíveis com L. loboi. A ocorrência de Lobomicose em Rondônia foi frequentemente registrada em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, estando relacionada ao envolvimento direto com atividades rurais, e com maior frequência acometendo os membros inferiores. A divulgação de estudos como esse, treinamento de profissionais de saúde para diagnóstico oportuno e tratamento específico são fundamentais para que pacientes acometidos pela doença possam melhorar sua qualidade de vida.

Palavras Chave

Lacazia loboi; Doença de Jorge Lobo; Lacaziose.

Área

Eixo 12 | 3.Micoses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Maria Bezerra Ramos , Rodrigo René Bucar Durlacher, Inara Carvalho Almeida , Gustavo de Amorim Barbosa Cabral, Marina Ponzetto Rosilho de Liz, Beatriz Ferraz Siqueira, Lorena Ponzetto Rosilho de Liz, Lucas Cecilio Bucar, Elton Bill Amaral de Souza, Sonia Maria Dias de Lima, Rui Rafael Durlacher