Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DOS RESULTADOS LABORATORIAIS DE TUBERCULOSE EM POPULAÇÕES INDÍGENAS NO ESTADO DE MATO GROSSO
Introdução
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que representa um sério problema de saúde pública, especialmente em populações vulneráveis como as comunidades indígenas. No Brasil, a população indígena tem apresentado altas taxas de incidência de tuberculose, devido a fatores como acesso limitado aos serviços de saúde, condições de vida precárias e outros determinantes sociais.
Objetivo (s)
Analisar os resultados laboratoriais de tuberculose em populações indígenas no estado de Mato Grosso.
Material e Métodos
Os dados utilizados neste estudo foram obtidos do sistema de gerenciamento de informações de saúde conhecido como GAL (Gestão de Ambiente Laboratorial), liberados no período de 01 de janeiro de 2023 a 30 de maio de 2024. Do total de 484 amostras analisadas, 259 foram realizadas cultura, enquanto 225 amostras foram analisadas por meio de RT-PCR em tempo real. A análise dos dados envolveu a verificação dos resultados positivos e negativos para a tuberculose, bem como a distribuição geográfica das amostras encaminhadas ao LACEN-MT.
Resultados e Conclusão
Os resultados indicaram que, no período analisado, houve baixo nível de positividade entre a população indígena de Mato Grosso correspondendo a 14% (61) do total analisado enquanto negativos correspondem a 86% (423). A distribuição geográfica dos casos mostrou que a microrregião de saúde da Baixada Cuiabana, Rondonópolis, Juína, Peixoto de Azevedo, Colíder e São Felix do Araguaia, apresentaram maiores números de encaminhamento de amostras para análises no LACEN-MT. A análise dos dados do GAL revelou uma baixa incidência de tuberculose entre as populações indígenas de Mato Grosso durante o período supracitado. Estes resultados destacam a importância da vigilância laboratorial contínua nessas comunidades, garantindo diagnósticos precisos e intervenções oportunas para prevenir surtos e controlar a disseminação da doença. A manutenção de uma cobertura adequada de testes laboratoriais e o fortalecimento dos sistemas de saúde são fundamentais para proteger a saúde e o bem-estar das populações indígenas.
Palavras Chave
Tuberculose; Laboratório; Vigilância.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, Aline Silva Vieira, Doracilde Terumi Takahara, Stephanni Silva Figueiredo , MARIA CLARA PEREIRA LEITE, Claudio Luis Souza Campos, Rodrigo Burum Manuari, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Juliano Silva Melo, Elaine Cristina de Oliveira