Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE Candida POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER

Introdução

Afecções como candidíase interdigital, onicomicoses e intertrigo são micoses cutâneas frequentes causadas por leveduras do gênero Candida. Devido ao limitado número de antifúngicos disponíveis e à conhecida resistência aos tratamentos contra diferentes espécies de Candida, identificar estas leveduras a nível de espécie faz-se crucial para a prescrição da terapêutica adequada. Neste contexto, alternativas para a identificação de microrganismos são propostas, como a Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR).

Objetivo (s)

Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de modelos FTIR, supervisionado por sequenciamento de região de DNA, para identificação de espécies prevalentes de Candida isoladas de micoses cutâneas. 

Material e Métodos

Este projeto iniciou após a aprovação do Comitê de Ética da Univates (CAAE: 26883019.2.0000.5310). Sessenta e três isolados de Candida sp., oriundos de infecções cutâneas e mantidos em micoteca, foram identificados por meio do sequenciamento da região ITS1-5.8S rDNA-ITS2. As sequências foram comparadas com cepas-tipo disponíveis no GenBank utilizando o algoritmo BLAST. Dos 63 isolados, 41,3% foram identificados como C. parapsilosis; 19%, C. albicans; 14,3%, C. tropicalis; 9,5%, C. guilhermondii; 4,8%, C. glabrata; 3,2%, C. krusei e C. dubliniensis; e 1,6%, C. lipolhytica, C. orthopsilosis e C. metapsilosis. Em seguida, os espectros FTIR dos isolados foram adquiridos por Reflexão Total Atenuada (ATR) e a análise multivariada qualitativa (tratamento quimiométrico) foi realizada via Análise Discriminante por Mínimos Quadrados Parciais com Correção de Sinal Ortogonal (OPLS-DA). 

Resultados e Conclusão

Devido à variabilidade das espécies, foram obtidos erros médios de validação cruzada por exclusão mútua (RMSECVs) inferiores a < 0,022 com apenas 1 variável latente (VL) nos três modelos propostos. Desta forma, as três espécies mais prevalentes podem ser identificadas com 100% de sensibilidade e especificidade, permitindo classificar as amostras como C. albicans ou C. não-albicans (1), que se diferenciaram principalmente na região de absorção de movimentos associados a nC-O (açúcares, ácidos nucleicos); C. parapsilosis ou C. não-parapsilosis (2), com características discriminatórias na faixa 3300-3250 cm-1; e C. tropicalis ou C. não- tropicalis (3), que se diferenciaram em quase todas as regiões do espectro. Assim, o uso de ATR-FTIR/OPLS-DA como ferramenta de identificação de espécies de Candida na prática clínica no futuro mostra-se promissor.

Palavras Chave

Reflexão Total Atenuada; OPLS-DA; ITS

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Daiane Heidrich, Lucas Lago Bergamaschi, Camila Luisa Rodrigues, Calebe Fernando Juchem, Amanda Carvalho Ribeiro, Maria Lúcia Scroferneker, Valeriano Antonio Corbellini