Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS EXAMES CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO - UMEQ /LACEN MT

Introdução

O câncer do colo do útero apresenta um importante papel epidemiológico no Brasil, devido seu elevado índice de incidência e mortalidade. No mundo, este tipo de neoplasia maligna é o quarto câncer mais comum em mulheres no Brasil representando um grande desafio para a saúde pública no que se refere a promoção em saúde, prevenção de maiores complicações, diagnóstico precoce e tratamento.

Objetivo (s)

Este trabalho trata-se do perfil epidemiológico dos exames citológicos do colo do útero realizados no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) no ano de 2023.

Material e Métodos

Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº CAAE:65072322.3.0000.5166, método descritivo, epidemiológico, retrospectivo analítico com abordagem quantitativa de dados secundários registrados no banco de dados do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero - SISCAN que analisou um total de 22.129 laudos gerados por 11 laboratórios Tipo I, devidamente credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As variáveis analisadas foram: quantitativo de exames citopatológicos realizados no período do estudo e resultado do exame citopatológico sendo considerados discordantes os casos em que houve mudança de conduta clínica de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Resultados e Conclusão

Dentre os laudos monitorados, identificou-se 10 laboratórios com resultados discordantes, totalizando 1.958 (9%) no período de janeiro a dezembro de 2023.  A atuação da Unidade de Monitoramento Externo de Qualidade é fundamental para monitorar os laudos emitidos, garantindo a precisão dos diagnósticos citopatológicos e consequentemente, minimizar o número de diagnósticos discordantes. Este processo não só melhora a qualidade dos exames, mas também tem um impacto significativo na saúde da mulher, ao assegurar que ela receba o tratamento correto e em tempo hábil, prevenindo complicações e aumentando as chances de cura.

Palavras Chave

Colo Uterino; Laboratórios; Saúde Pública; monitoramento; tratamento

Área

Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, Thayse Naiara Dapper, Artur Aburad de Carvalhosa, Waldicy Silva Costa4 Costa, Silza Fátima Queiroz Rezende , Éden Carlos da Silva, Arlei Takiuchi, Yehya Chakib GhalfI, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Juliano Silva Melo, Elaine Cristina de Oliveira