Dados do Trabalho
Título
Brazilian Klebsiella Carbapenemase (BKC-1) circulando entre diferentes bactérias Gram-negativas em rios da Região Norte do Brasil.
Introdução
BKC é uma serino carbapenemase identificada em Enterobacterales e Pseudomonas spp. exclusivamente em hospitais brasileiros da região Sudeste do Brasil. Desde 2015, a BKC é identificada em 0.3 a 2.5% dos isolados clínicos de Klebsiella spp. Em 2022, o primeiro relato ambiental de BKC-1 ocorreu na região amazônica brasileira, impulsionando a investigação molecular na coleção de bactérias Gram-negativas isoladas de rios, baias, esgotos hospitalares e urbanos.
Objetivo (s)
Realizar o rastreamento molecular do gene bla BKC em bactérias Gram-negativas pertencentes a coleção ambiental da Seção de Bacteriologia e Micologia do Instituto Evandro Chagas isoladas no período de 2016 a 2018 na região Norte, Brasil.
Material e Métodos
Foram selecionadas 248 bactérias multirresistentes previamente identificadas pelo sistema Vitek-II. A presença do gene blaBKC foi investigada por PCR convencional e a identificação das variantes alélicas de BKC realizada por sequenciamento de Sanger.
Resultados e Conclusão
5.24% (13/248) das bactérias ambientais com perfis MDR e XDR apresentaram BKC-1, sendo 5 Klebsiella pneumoniae, 5 Pseudomonas spp e 3 Citrobacter freundii. Esses isolados foram provenientes de rios amazônicos (Rio Aurá e baía do Guajará) e circulavam antes ou logo após sua descrição em amostras clínicas da região Sudeste. Esses achados enfatizam a importância da vigilância ambiental para melhor entendimento da resistência antimicrobiana.
Palavras Chave
BKC-1; Bactérias Gram-negativas; rios amazônicos
Área
Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Cintya de Oliveira Souza, PAULA FABIANE ROCHA NOBRE, ANA BEATRIZ Cintya TAVARES, Tuane Carolina Ferreira Moura , AMALIA LOBATO, Márcia de Nazaré Miranda Bahia, DANIELLE MURICI BRASILIENSE, DANIEL STANGARLIN DE CAMARGO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA CARNEIRO