Dados do Trabalho


Título

Abordagem epidemiológica da Leishmaniose Tegumentar Americana em municípios do estado de Mato Grosso.

Introdução

 A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) contempla o grupo de doenças negligenciadas presentes em países subdesenvolvidos de clima subtropicais e tropicais, representando um grande problema de saúde pública no Brasil, fazendo parte da agenda 2030 de doenças a serem combatidas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destaca-se, que além dos danos físicos, pode gerar agravos emocionais e sociais, como descriminação, marginalização e depressão. Nesta perspectiva este trabalho aborda a situação epidemiológica da LTA nos municípios matogrossenses de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, separados por uma ponte sobre o rio Garças, possuem como principal fonte de renda o agronegócio que traz características propícias para disseminação da doença, vulnerabilizando a população local.

Objetivo (s)

 Investigar o cenário epidemiológico dos casos de LTA e identificar a maior vulnerabilidade relacionada aos casos da doença nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo e descritivo, durante período de 2014 a 2024 envolvendo variáveis sociodemográficas e clínicas dos casos registrados de LTA nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Os dados populacionais foram obtidos no Repositório de Dados dos Sistemas de Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso DwWEB SES-MT.

Resultados e Conclusão

RESULTADOS: No cenário  investigado foram constatados 1030 casos de LTA, liderados pelo gênero masculino (n=658, 64%). No que diz respeito à escolaridade, as pessoas mais acometidas foram as que possuíam ensino médio completo (n=140, 14%) seguida pelas que não finalizaram o fundamental (n=139, 13%). Em relação a etnia destaca-se a parda (n=443, 43%) , branca (n=249, 24%) e indigena (n=225, 21%) . A forma clínica que predomina nos pacientes é a cutânea (n=983, 95%). Conforme a variável presença de lesão, 1001 pessoas apresentaram lesão cutânea e 18 apresentaram lesão mucosa. As cicatrizes cutâneas foram registradas por 15 pessoas (1%) e 986 pessoas (96%) deixaram em branco. A maior parte dos casos foram novos (n=962, 93%). Por fim, 780 pessoas (76%) tiveram prognóstico positivo, no entanto 197 casos (19%) foram registrados em branco. CONCLUSÃO:  Os resultados obtidos constata-se a relação direta da doença com o perfil sócio demográfico dessa população o que permite às autoridades públicas de saúde traçar rotas para combater a LTA dirigindo intervenções diretas para a sociedade mais acometida.

Palavras Chave

Epidemiologia; Saúde Pública; Doenças Tropicais Negligenciadas.

Área

Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Lucas Dambroski Mendes, Thaysa Paula Ferreira Santos, Josilene Dália Alves, Nathan Silva Barros, Leonara Raddai Gunther Campos, Maraisa Delmut Borges