Dados do Trabalho
Título
SUSCETIBILIDADE A ANTIFÚNGICOS DE ESPÉCIES DE Trichophyton sp. POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER
Introdução
O gênero Trychophyton é o principal fungo causador de dermatofitoses. Entre as terapias antifúngicas por via oral, terbinafina, itraconazol e fluconazol são os mais utilizados. Os testes de suscetibilidade auxiliam na escolha do fármaco mais adequado, mas demandam mão de obra qualificada, são demorados e apresentam alto custo. Assim, tem emergido a utilização de novas tecnologias limpas e acessíveis para a determinação do perfil de susceptibilidade de microrganismos. Dentre elas, destaca-se a Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), técnica baseada na identificação de vibrações moleculares que quando associada a quimiometria, torna-se uma ferramenta útil na área da saúde.
Objetivo (s)
O objetivo do trabalho foi desenvolver modelos de perfil de suscetibilidade de espécies de Trichophyton por FTIR.
Material e Métodos
Este projeto iniciou após a aprovação do Comitê de Ética da Univates (CAAE: 26883019.2.0000.5310). Foram utilizados 44 isolados clínicos mantidos em micoteca, os quais foram identificados previamente por sequenciamento do DNA em: Trichophyton interdigitale (24), Trichophyton rubrum (18) e Trichophyton tonsurans (2). Para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) frente aos antifúngicos foi utilizado o protocolo M38-A2 do Clinical and Laboratory Standard Institute e foram classificadas em wild-type (WT) e non-wild-type (NWT). Os espectros de FTIR foram adquiridos por Reflexão Total Atenuada (ATR) e a análise multivariada quantitativa foi realizada via regressão por Mínimos Quadrados Parciais com Correção de Sinal Ortogonal (OPLS).
Resultados e Conclusão
As CIMs de terbinafina variaram entre 0,00195 e 2 µg/mL (um isolado classificado como NWT); itraconazol, 0,0312 e 64 µg/mL (11,4% NWT); e fluconazol, 0,125 a 64 µg/mL (22,6% NWT). Foram evidenciadas regiões de discriminações de cepas WT e NWT relacionadas a: proteínas e presença de triacilglicerois (itraconazol); polissacaríeos (fluconazol); e área sob a curva (terbinafina). Para determinação de CIM por ATR /OPLS, a conversão dos CIMs para ln2 foi necessária para obter erros de predição iguais ou inferior a 0,58% para os três antifúngicos, permitindo a quantificação correta em toda a faixa de valores de CIM avaliados. Desta forma, os três modelos propostos de ATR/OPLS-ln2CIM para quantificações de CIMs de terbinafina, itraconazol e fluconazol para Trichophyton sp. apresentaram 100% de sensibilidade e especificidade, podendo ser úteis em laboratórios de análises clínicas.
Palavras Chave
Reflexão Total Atenuada; OPLS; concentração inibitória mínima
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Daiane Heidrich, Mateus Lemos Ferreira, Clairton Edinei dos Santos, Lucas Lago Bergamaschi, Camila Luisa Rodrigues, Amanda Carvalho Ribeiro, Maria Lúcia Scroferneker, Valeriano Antonio Corbellini