Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO DE ENCEFALITE EQUINA LESTE EM HUMANO NO MATO GROSSO
Objetivos(s)
Relatar um caso de encefalite equina leste em um paciente humano atendido no município do interior do estado de Mato Grosso.
Relato do Caso
A encefalite equina leste (EEEV) é uma doença zoonótica grave causada por um vírus do gênero Alphavirus. Embora seja rara em humanos, a doença apresenta alta taxa de mortalidade e sintomas neurológicos severos. A identificação e estudo de casos humanos são fundamentais para melhorar o diagnóstico e tratamento, além de reforçar medidas de prevenção. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número CAAE:65072322.3.0000.5166, referente a um paciente com histórico de hepatopatias e hipertensão arterial, admitido na unidade de Pronto Socorro do município de Sorriso, no estado de Mato Grosso. Foram coletadas amostras de sangue para pesquisa de arbovírus e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN/MT) onde foi verificada as condições da amostra para ser encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para pesquisa de arbovírus por inibição de hemaglutinação e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN/DF) para pesquisa de dengue IgM, zika IgM e febre amarela IgM por enzimaimunoensaio para confirmação diagnóstica. Os exames realizados pelo LACEN/DF para dengue, zika e febre amarela resultaram não reagentes. No IEC, a análise em um painel viral abrangendo 18 tipos de arbovírus identificou a presença de Flavivírus e vírus da encefalite equina leste (EEEV) na amostra do paciente. A confirmação laboratorial para essa patologia, ressalta a importância da vigilância laboratorial para doenças raras em humanos.
Conclusão
Diante do exposto, nota-se a complexidade e a necessidade de um diagnóstico detalhado para encefalite equina leste em humanos. A identificação precoce por meio da suspeita clínica, bem como a colaboração entre os laboratórios de referência, foi essencial para a identificação do vírus, demonstrando a importância da vigilância laboratorial no desfecho do diagnóstico e a necessidade de manter o monitoramento de casos para melhorar para que assim, haja uma resposta rápida nas ações de saúde pública no intuito de prevenir surtos futuros.
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Klaucia Rodrigues Vasconcelos, Stephanni Silva Figueiredo, RODRIGO BURUM MANUARI, Maria Clara Pereira Leite, Marlene Costa Barros, Arthur Octávio Nolasco Monteiro, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, JULIANO SILVA MELO, Elaine Cristina de Oliveira