Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de casos de SRAG por Vírus Sincicial Respiratório no Ceará em 2023.

Objetivos(s)

Descrever o perfil clínico e epidemiológico dos casos por SRAG associada ao VSR, e caracterizar os achados em tempo, pessoa e lugar.

Relato do Caso

Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado através de dados secundários, selecionados a partir do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) do estado do Ceará no ano de 2023. Foram incluídos todos os casos classificados como SRAG com identificação do VSR como agente responsável pela infecção. Foram excluídos da amostra pacientes que adoeceram por SRAG associada a outros agentes etiológicos. A análise foi realizada utilizando os softwares Microsoft Excel  (365) e QGIS (3.32.3). Na realização desta pesquisa, foi obedecida a Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Em 2023, no Ceará, foram confirmados 14.111 casos de SRAG no SIVEP-Gripe. Destes casos, 2.179 (15,4%) foram associados ao VSR. A identificação deste vírus foi observada desde a primeira semana do ano, mas a partir da Semana Epidemiológica (SE) 07 observou-se um aumento. O alcance do platô ocorreu na SE 18 registrando 199 casos em uma semana. O aumento de casos de VSR aconteceu no mesmo período de aumento pluviométrico do Estado, gerando impacto na saúde da população  acompanhado de doenças emergentes que também se manifestam no período de quadra chuvosa. A faixa etária de maior ocorrência foi em crianças pequenas, com idades entre zero a quatro anos (91,8%), em especial em bebês de zero a 11 meses (60,4%). A população idosa correspondeu a 1,3% dos casos. O sexo masculino representou 56,5% das ocorrências. As comorbidades mais relatadas foram cardiopatia e asma, 21,1% e 19,7%, respectivamente. Os principais sinais e sintomas observados foram tosse (22,4%), febre (19,1%), dispneia (18,7%),  desconforto respiratório (17,1%) e saturação < 94% (7,8%). A maior incidência da doença foi em um município da Região Norte do Estado, Sobral com 56,5 casos por 100 mil habitantes.

Conclusão

 Percebemos a necessidade de mais publicações sobre o tema, haja vista, o grande impacto na hospitalização de crianças pequenas em especial os bebês. É urgente conhecer os casos por VSR no território para fomentar estratégias de prevenção e controle desta doença.

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Nicole Silva França, Pâmela Maria Costa Linhares, Karizya Holanda Verissimo, Karene Ferreira Cavalcante, Ana Carolina Barduj Marques Máximo, Carlos Garcia Filho, Rebeca Porto Rosa