Dados do Trabalho
Título
Combate à Doença de Chagas: Investigação do Potencial de Novos Compostos contra o Trypanosoma cruzi
Introdução
A doença de Chagas tem como agente etiológico o Trypanosoma cruzi e é classificada como negligenciada por atingir, principalmente, a população de áreas rurais da América Latina. Os medicamentos utilizados atualmente para o seu tratamento (benznidazole e nifurtimox) não são totalmente eficazes durante todo o curso da doença, possuem alta incidência de efeitos adversos e baixa adesão dos pacientes, incentivando maiores estudos para buscar novas alternativas de tratamento.
Objetivo (s)
Durante este trabalho, avaliamos o potencial tripanocida de seis compostos recém sintetizados, assim como as possíveis modificações ultraestruturais do parasita e a toxicidade em células hospedeiras LLC-MK2.
Material e Métodos
Para isto, epimastigotas foram tratados com diferentes concentrações por 72 horas e submetidos à contagem em citômetro de fluxo. Ensaios de viabilidade celular por MTS/PMS em espectrofotômetro ocorreram após o tratamento do parasita e de LLC-MK2 por até 96 horas. Alterações ultraestruturais foram investigadas por microscopia eletrônica de transmissão.
Resultados e Conclusão
Nossos resultados mostraram que a viabilidade celular de LLC-MK2 foi menos afetada pelos compostos NMX_SS_01 e NMX_SS_02 (CC50 > 100 µM). NMX_AF_37 e NMX_AF_38 apresentaram valores de CC50 de 43 e 22 µM, respectivamente, enquanto que NMX_AF_07 e NMX_AF_39 causaram a maior redução do número de células viáveis (CC50 de 0,7 e 8,5 µM, respectivamente). Em epimastigostas, NMX_SS_01 e NMX_SS_02 demonstraram maior inibição na proliferação, com valor de IC50 > 50 µM. A respeito da viabilidade celular, NMX_SS_01 e NMX_AF_37 causaram a maior redução do número de parasitas viáveis após 72 horas, ainda que o valor de CC50 tenha sido maior que 50 µM. O composto NMX_SS_01 promoveu, principalmente, alterações na rede de kDNA e o aparecimento de perfis circulares de retículo endoplasmático, esta última alteração que também esteve presente após o tratamento com NMX_SS_02, que ainda levou ao inchaço mitocondrial. Atualmente, outras análises ultraestruturais, assim como a avaliação do efeito tripanocida em tripomastigotas, estão sob investigação. Com base nesses resultados, acreditamos que esses compostos possam ser explorados em outros fases de estudos quimioterápicos contra o T. cruzi. Apoio: FAPERJ
Palavras Chave
Trypanosoma cruzi; quimioterapia; microscopia eletrônica; viabilidade celular; citometria de fluxo
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Letícia da Silva Guimarães, Nuno Manuel Ribeiro Martins Xavier, Wanderley de Souza, Aline Araujo Zuma