Dados do Trabalho
Título
Garantia do diagnóstico de malária em tempo oportuno com uso do teste rápido para as equipes multidisciplinares de saúde indígena do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Manaus durante o período da estiagem no Amazonas.
Introdução
A estiagem no Amazonas, considerada o segundo maior desastre natural climatológico da região, traz graves consequências para a saúde pública, incluindo o aumento do risco de surtos de doenças como a malária. As implicações da estiagem para a saúde humana são inúmeras, alterando o perfil de morbidade e mortalidade da população e sobrecarregando os serviços de saúde. Destacam-se, nesse cenário, as ações das equipes multidisciplinares de saúde indígena do DSEI Manaus, garantindo o uso do teste rápido para diagnóstico da malária.
Objetivo (s)
Ampliar o acesso ao diagnóstico de malária com uso de teste rápido; Assegurar o diagnóstico oportuno para alcançar o indicador do PQAVS, tratando 70% dos casos nas primeiras 48 horas dos sintomas e Interromper a cadeia de transmissão, reduzindo os casos da doença.
Material e Métodos
Estudo descritivo do uso de testes rápidos como estratégia para ampliar o acesso ao diagnóstico de malária no território indígena do DSEI Manaus durante a estiagem no Amazonas. Os dados referem-se ao período de junho a dezembro de 2023. O DSEI Manaus é composto por 268 aldeias, distribuídas em 19 polos base e 26 microáreas, atendidas por 38 equipes multidisciplinares de saúde indígena (enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde), totalizando 31.408 indígenas.
Resultados e Conclusão
Ampliou-se a oferta do teste rápido para todas as equipes, cobrindo 268 aldeias, 19 polos base, 26 microáreas e 31.408 indígenas. Observou-se um aumento de 4.953% no número de exames realizados por teste rápido, comparado ao mesmo período de 2022 (30 exames em 2022 sem casos notificados e 1.516 exames em 2023 com 39 casos notificados, todos identificados nas primeiras 48 horas dos sintomas). Foram realizados também 4.588 exames por gota espessa, com 110 casos positivos de malária. Houve melhora na cobertura de exames de malária nas consultas de pré-natal, de 71% em 2022 para 61% em 2023. Decisões estratégicas como a ampliação da rede de diagnóstico e a distribuição oportuna de antimaláricos são desafios permanentes. A estiagem de 2023 demandou ajustes no planejamento das ações de diagnóstico e tratamento da malária no DSEI Manaus, garantindo um serviço eficaz e de qualidade. Com um serviço organizado e readequado conforme necessário, é possível alcançar a eliminação da malária nos territórios indígenas.
Palavras Chave
Amazônia Brasileira; Capacidade de Resposta ante Emergências
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ivonne Canseco Canales, André Ricardo Pereira Correa, Luzinete dos Santos Rubens, Marcelle Collyer da Silveira, Evelyn dos Santos Magalhães, Graciene Frota, Elder Augusto Figueira, Myrna Barata Machado, Tatyana Costa Amorim Ramos, Emilly Marcelle Pacífico, Franklin Ribeiro da Costa