Dados do Trabalho


Título

Eficácia do Itraconazol e da Pentamidina no tratamento de leishmaniose cutânea causada pela Leishmania guyanensis no Amazonas.

Introdução

A Leishmaniose cutânea (LC) é uma doença tropical negligenciada com limitações terapêuticas, estimulando a busca de alternativas seguras e eficazes. No Amazonas, a Leishmania guyanensis é responsável pela maioria dos casos, sendo recomendado pelo Ministério da Saúde, o uso da Pentamidina, uma droga injetável cuja eficácia gira em torno de 50%.

Objetivo (s)

Avaliar e comparar a eficácia terapêutica do Itraconazol isolado e associado à Pentamidina em pacientes com leishmaniose cutânea causada por L. guyanensis.

Material e Métodos

O ensaio clínico randomizado, realizado no ambulatório de leishmaniose da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, incluindo-se 90 pacientes com diagnóstico de LC, distribuídos aleatoriamente em três grupos de 30: a) G1- tratamento com o Isotionato de Pentamidina na dosagem de 4mg/Kg recomendada pelo Ministério da Saúde; b) G2- Itraconazol em monoterapia e c) G3- Itraconazol com Isotionato de Pentamidina em doses, períodos e vias de administração padronizados, acompanhando-se pacientes aos 30, 60, 90 e 180 dias, após o término dos tratamentos. Espécies de Leishmania foram identificadas por PCR.

Resultados e Conclusão

Predominou do sexo masculino 76 (84,4%) nos três grupos, média de idade (40,5 + 12,9) anos; 84(93,3%) são procedentes da zona rural de Manaus; 51(56,7%) apresentaram uma lesão, a maioria nos membros inferiores de 37(41%); em 72 (90%) pacientes identificou-se L. guyanensis; 10(33%) pacientes do G1 relataram dor ou endurecimento no local da injeção. Quanto aos resultados da terapêutica, maior eficácia 27 (90,0%) foi observada nos pacientes do G3 e 22(73,3%) do G2  respectivamente, com cura aparente aos 90 dias, confirmada a cura total aos 180 dias de acompanhamento. A associação entre pentamidina e itraconazol, e itraconazol isolado foram opções mais efetivas se mostrando-se como uma boa opção terapêutica para LC no Amazonas.

Palavras Chave

Leishmaniose Tegumentar; Ensaios clínicos; Tratamento com Medicamentos

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Melissa de Sousa Melo Cavalcante, Lara Isabelli Oliveira da Silva, Gabriel Vinícius Silva de Carvalho, Victória Rosas Marques, Talita da Silva Sátiro, Amanda Bento dos Santos, Felipe Jules de Araújo Santos, Jessica Vanina Ortiz, Rômulo Freire de Moraes, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Jorge Augusto de Oliveira Silva