Dados do Trabalho


Título

Distribuição Espacial da Tuberculose na Microrregião de Belém, Estado do Pará, de 2014 a 2023

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença de transmissão aérea causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que apresenta elevada taxa de morbimortalidade no mundo. Neste contexto, a microrregião de Belém, cujos gradientes relacionados as suas condições socioeconômicas precárias se constituem de grandes fatores de risco para a doença, mostrou um aumento relevante na ocorrência de TB. Assim, estabelecendo a necessidade do desenvolvimento de estudos sobre esta temática, visando a atualização da sua memória epidemiológica.

Objetivo (s)

Analisar a distribuição espacial da tuberculose e seus fatores de risco nos municípios da microrregião de Belém, estado do Pará, no período de 2014 a 2023.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e transversal desenvolvido com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para as análises estatísticas descritivas e inferenciais foram realizados cálculos de proporção, prevalência (casos/população x 100 mil) e aplicado o teste qui-quadrado de proporções esperadas iguais, considerando estatisticamente significante p-valor <0,05, com o software Bioestat 5.4. Já a análise espacial foi feita a partir da construção de um mapa coroplético, utilizando o programa ArcGIS 10.5. É dispensada a submissão deste trabalho ao Comitê de Ética em Pesquisa, devido o mesmo usar dados secundários.

Resultados e Conclusão

Foram analisados 24544 casos da doença, que ocorreu de forma não-homogênea no território estudado. O perfil epidemiológico evidenciou que a doença acometeu principalmente indivíduos do gênero masculino (64,22%), pardos (73,60%), com idades entre 20 e 59 anos (76,21%), com escolaridade até o ensino fundamental (38,41%) e forma pulmonar de apresentação da doença (86,10%), todas as variáveis foram estatisticamente significantes. Os resultados observados acompanham a tendência nacional de ocorrência da doença e estão possivelmente associados às deficientes condições socioeconômicas, demográficas e de políticas públicas em saúde destes territórios.

Palavras Chave

Tuberculose; Epidemiologia; análise espacial; Saúde Pública.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Roberto Carlos Figueiredo, Yasmin Das Graças Moraes Monteiro, Isabela Coelho Pastana, Levi Alfeu Almeida Lobato Brito, Hemilly Layanne Monteiro Rebelo, Larissa Pietra Cordovil da Costa, Alex Rubens Pereira da Silva, Maria Eduarda Lima Lisboa, Juliana Magalhães Lima, Nelson Veiga Gonçalves