Dados do Trabalho
Título
Ações de Educação em Saúde para a Prevenção da doença de Chagas no estado do Pará, Brasil
Introdução
A doença de Chagas (DC) é uma enfermidade sistêmica de grande importância no Brasil onde estima-se que haja aproximadamente um milhão de pessoas acometidas. A região Norte detém o maior número de casos de DC aguda do país e fatores como a migração de pessoas para áreas endêmicas, hábitos alimentares culturais, diversidade de hospedeiros, vetores silvestres e desmatamento de florestas nativas podem estar contribuindo para este grande número de notificações. É importante salientar que a DC atinge principalmente as populações menos favorecidas economicamente e embora existam métodos de diagnóstico e tratamento específicos, grande parte dessa população tem dificuldade de acesso a estes procedimentos e não recebem educação em saúde com enfoque nas vias de transmissão e medidas de prevenção, elevando os índices de morbidade e de mortalidade.
Objetivo (s)
Portanto, o objetivo do projeto foi divulgar informações sobre a importância da DC por meio de ações de educação em saúde para populações que vivem em áreas de risco para esta enfermidade no estado do Pará, Brasil.
Material e Métodos
Ações de educação em saúde foram realizadas para moradores, agentes comunitários de saúde, professores e estudantes de áreas rurais e urbanas em diferentes municípios paraenses. Materiais didáticos como modelagens das formas parasitárias de Trypanosoma cruzi, células sanguíneas e musculatura cardíaca foram confeccionados, sendo realizada também a impressão de materiais informativos. Em adição, placas com exemplares de triatomíneos vetores foram confeccionadas para auxiliar no reconhecimento destes artrópodes por parte dos participantes. Palestras e fóruns de discussão também foram realizados e todos os participantes receberam orientações sobre a importância da DC, as formas evolutivas de T. cruzi, as vias de transmissão, a evolução clínica da doença, os hospedeiros susceptíveis e as principais medidas de controle e profilaxia. As modelagens, o material impresso e os exemplares de triatomíneos vetores auxiliaram no aprendizado e em uma maior interação por parte dos participantes.
Resultados e Conclusão
Conclui-se que ações de educação em saúde podem auxiliar no controle e prevenção de enfermidades zoonóticas na Amazônia brasileira, contribuindo para minimizar o impacto da DC principalmente em populações que vivem áreas de risco. Dessa forma, faz-se necessário a continuidade de projetos que tenham como objetivo tornar o conhecimento em saúde acessível para todas as pessoas.
Palavras Chave
Amazônia; saúde animal; Saúde Pública; Trypanososma cruzi; Educação em Saúde.
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Pamela Lopes Damasceno, Amanda de Nazaré da Costa Rodrigues, Larissa Borges Alves, Thamires Quadros-Nogueira, Jorge Williams Oliveira de Souza, Izabelly Assunção Ferreira da Silva, Heloise Juliane Araújo Lima, Ennely Nataly Vidal da Silva, Sávio Lins Pimentel, Ana Teresa Teresa dos Santos Souza, Alessandra Scofield