Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de plataforma de vigilância genômica de vírus circulantes em mosquitos

Introdução

Na última década, o Brasil reportou uma co-circulação dos arbovírus Dengue, Febre Amarela, Zika, e Chikungunya (CHIKV), causando surtos em diferentes estados brasileiros e registro de mais de três milhões de casos prováveis de arboviroses no último semestre. Além disso, a circulação de outros arbovírus como vírus do Oeste do Nilo, Mayaro e Oropouche tem sido reportada em diferentes regiões do país. Diante desse cenário de emergência, reemergência e surtos anuais de arboviroses, torna-se necessário realizar uma ampla vigilância viral em mosquitos, uma vez que antecede a detecção de casos em humanos. Entretanto, para preservação do RNA viral, é necessário acondicionamento a baixas temperaturas, o que dificulta a vigilância em locais distantes dos centros de diagnóstico.

Objetivo (s)

 Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma de vigilância viral utilizando uma armadilha capaz de capturar e preservar a saliva de mosquitos infectados sem a necessidade de uma refrigeração. 

Material e Métodos

A BR-ArboTrap é uma armadilha desenvolvida a partir da BR-OVT, que consiste numa caixa plástica preta contendo entre outros elementos um sistema de atração de mosquitos associado a um cartão FTA, que apresenta uma tecnologia para armazenamento e estabilização de material genético em temperatura ambiente. A capacidade da armadilha foi testada através de experimentos de infecção artificial de mosquitos Aedes aegypti alimentados artificialmente com CHIKV, em laboratório, e através do uso da armadilha em campo, em 4 cidades. 

Resultados e Conclusão

Como resultado dos experimentos de laboratório, foi possível detectar CHIKV em todos os cartões expostos a mosquitos infectados com o vírus, mesmo quando também submetidos à diferentes temperaturas e condições de armazenamento. Os cartões colocados em campo foram utilizados para o sequenciamento do RNA utilizando a plataforma NextSeq. Foram identificadas 446 sequências virais das quais 33 foram classificadas como genomas completos, cuja análises mais aprofundadas estão em andamento. Os resultados demonstraram que a armadilha BR-ArboTrap desenvolvida foi eficiente na captura e armazenamento de RNA viral presente na saliva de mosquitos, em laboratório e em campo. A armadilha tem capacidade atrativa e baixo custo, além de não apresentar necessidade de utilização refrigeração para preservação das amostras sendo ainda resistente às principais condições que podem enfrentar em campo, e portanto, possui potencial para utilização na vigilância de arbovírus.

Palavras Chave

Arbovirus; Vigilância; Metagenômica; CHIKV; Armadilha; infecção artificial.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Luísa Maria Inácio da Silva, Larissa' Krokovsky, Rafaela Cassiano Matos, Alexandre Freitas da Silva, Gabriel da Luz Wallau, Marcelo Henrique Santos Paiva