Dados do Trabalho


Título

Características epidemiológicas dos casos de óbitos por tuberculose como causa básica notificados no SINAN em Manaus/Am, 2010 a 2023.

Introdução

A mortalidade por tuberculose é um indicador crítico da eficácia dos sistemas de saúde e das estratégias de controle da doença. Reduzir os óbitos é fundamental para alcançar metas globais de saúde, como as estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo programa Brasil Saudável que visa eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Fatores como diagnóstico tardio, tratamento inadequado, resistência aos medicamentos e condições socioeconômicas contribuem significativamente para o desfecho fatal da doença. Caracterizar o perfil dos óbitos por tuberculose é fundamental para entender a dinâmica da doença e direcionar ações de saúde pública, melhorar a qualidade do atendimento, avaliar a eficácia das intervenções para reduzir a mortalidade causada pela doença.

Objetivo (s)

Caracterizar o perfil clínico e epidemiológico dos casos de óbitos que tiveram a tuberculose como causa básica.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico descritivo, baseado em dados de óbito por tuberculose como causa básica notificados no SINAN, no período de 2010 a 2023. Selecionou-se variáveis para caracterizar o perfil sociodemográfico e perfil clínico-epidemiológico. Para as análises de frequências absolutas e relativas utilizou-se o software IBM SPSS® 25.0.

Resultados e Conclusão

De 2010 a 2023 foram notificados 1403 óbitos por TB como causa básica em Manaus/AM, observou-se maior proporção de pessoas do sexo masculino (n=961; 68,5%), com mais de 30 anos de idade (n=1143; 81.47%), com escolaridade <8 anos de estudo (n=850; 30.3%), de raça/cor da pele negra e parda (n=1215; 86,6%), que adoeceram por tuberculose na forma clínica pulmonar (n=1095; 78%) e casos novos (n=1042; 74.3%). Nas comorbidades: HIV (n=162;11.5%) e diabetes (n=195; 13.9%). Destaca-se o alcoolismo em 266 (19%) casos de óbitos. Em populações específicas: população privada de liberdade (n=23;1.6%) e pessoas em situação de rua (n=57;4.1%). Os dados sublinham a necessidade de estratégias de saúde pública mais direcionadas e eficazes para reduzir a mortalidade por tuberculose em Manaus. Intervenções específicas são urgentes para grupos vulneráveis, como homens de baixa escolaridade e pessoas negras ou pardas, além de fortalecer a prevenção e o tratamento de comorbidades como HIV e diabetes. A atenção especial a populações marginalizadas, como pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, também é crucial para um controle mais eficaz da tuberculose na região.

Palavras Chave

Tuberculose; Casos e óbitos; Epidemiologia; Vigilância de óbitos.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alexandre Tadashi Inomata Bruce, Daniel Souza Sacramento, Tamiris Moraes Siqueira, Dinah Carvalho Cordeiro, Tyane Almeida Pinto Jardim, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, Viviana Claúdia Conceição Almeida, Marinélia Martins Ferreira, Lucas Mateus Castro Ennes, Larissa Aparecida Eleres Campos, Aline Aparecida Monroe