Dados do Trabalho


Título

Avaliação da produção de citocinas por linfócitos de camundongos BALB/c infectados por L.amazonensis submetidos a dois diferentes protocolos experimentais de exercício físico: Moderado e Exercício físico intervalado de alta intensidade (HIIT)

Introdução

Leishmanioses são um grupo de doenças com largo espectro de manifestações clínicas causadas por parasitos do gênero Leishmania. O parasito pode subverter a resposta imune do hospedeiro, inibindo a ação microbicida dos macrófagos, sua célula hospedeira. No Brasil, a Leishmaniose tegumentar (LT) é considerada uma das doenças dermatológicas que necessita muita atenção, pois, existe o risco de ocorrência de deformidades que podem gerar no indivíduo problemas psicológicos, refletindo no convívio social e profissional. A resposta imune do hospedeiro pode ser modulada pela prática de exercício físico, onde o exercício físico moderado induz o sistema imune a uma predominância da resposta Th1 (controle de infecções intracelulares) e o exercício intenso, a uma resposta Th2 (controle de infecções extracelulares). O exercício intervalado de alta intensidade (HIIT) tem se mostrado eficaz em proporcionar resultados mais rápidos e melhores que o exercício moderado contínuo.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar se o exercício físico em camundongos infectados por Leishmania amazonensis é capaz de modular a resposta imune na leishmaniose experimental

Material e Métodos

Para investigarmos se o exercício físico apresentaria atividade imunomoduladora, foi realizada a análise de produção de citocinas por linfócitos de camundongos BALB/c infectados com L. amazonensis, submetidos a 12 semanas de atividade física. Dosamos as concentrações de citocinas no sobrenadante destas células cultivadas na ausência ou na presença do mitógeno (ConA).

Resultados e Conclusão

Os resultados mostraram que nos linfócitos estimulados com o mitógeno, aumentaram significativamente as citocinas TNF- α, INF-γ, MPC-1, IL-12, IL-6, IL-10 E IL-17 no grupo de animais submetidos ao exercício HIIT, sugerindo um equilíbrio entre as resposta anti-inflamatória e pró-inflamatória. Em relação ao grupo do exercício Moderado, apenas as citocinas IL- 2 e IL-17 apresentaram um aumento significativo sugerindo um perfil de resposta pró-inflamatória. O grupo Glucantime® apresentou aumento significativo apenas na citocina anti-inflamatória IL-4. No grupo Controle da infecção, não houve alteração significativa na concentração das citocinas. Esses dados sugerem que o exercício físico em camundongos infectados é capaz de modular a resposta imune e contribuir para o controle da infecção.

Palavras Chave

Leishmania amazonensis; exercício moderado; Hiit; Camundongos BALB/c

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Raquel Angélica Andrade Correia Albuquerque , Rosiane Freire Santos , Yuri Dezan de Souza , Andréia Carolinne de Souza Brito, Shayane Martins Rodrigues , Roberto Stefan de Almeida , Luciana Silva Rodrigues , Silvia Amaral Gonçalves da Silva , Patrícia Maria Lourenço Dutra