Dados do Trabalho
Título
KLEBSIELLA PNEUMONIAE MULTIRRESISTENTE ISOLADA DE MASTITE BOVINA - RELATO DE CASO
Objetivos(s)
A agropecuária é um ramo substancial no que concerne ao desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Dentro desse setor, destaca-se a produção leiteira, responsável por parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A mastite bovina é um dos maiores entraves sanitários relacionados a essa indústria. A principal causa dessa enfermidade relaciona-se a procedimentos de higiene inadequados, o que favorece o surgimento de contaminações microbiológicas. Entre os agentes bacterianos dessa inflamação, Klebsiella pneumoniae, tem sido descrita em casos de mastite subclínica. Essa evidência torna-se importante devido a certas características de cepas dessa espécie, como a presença de cápsula e a diversidade de mecanismos de resistência antibiótica que este microrganismo pode expressar. O impacto desta bactéria mostra-se relevante, sendo um dos agentes de maior frequência de isolamentos em infecções humanas. Neste trabalho, descreve-se o isolamento de cepas de K. pneumoniae de um caso de mastite subclínica, avaliando-se, também, o perfil de suscetibilidade antimicrobiana deste microrganismo.
Relato do Caso
Amostras de leite dos quatro tetos de um animal com CMT (California Mastitis Test) positivo foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório de Sanidade Animal da Universidade Federal do Piauí. A partir de procedimentos microbiológicos padrão, identificou-se cepas de K. pneumoniae em todas as glândulas mamárias analisadas. A confirmação da espécie também foi realizada por espectrometria de massa (MALDI-TOF). O perfil de suscetibilidade desses micróbios foi avaliado por disco-difusão. As cepas identificadas apresentaram resistência simultânea à amicacina, cefazolina, enrofloxacina e gentamicina, classificando-se, portanto, como multirresistentes. É válido evidenciar que não houve uso desses medicamentos no animal avaliado.
Conclusão
Assim sendo, a presença de uma linhagem multirresistente de K. pneumoniae na ausência de pressão seletiva é um possível indicativo de contaminação por fontes externas. Uma cepa dessa estirpe é significativa em função das poucas opções terapêuticas para combatê-la, o que se torna mais preocupante ante a possibilidade de transmissão desse patógeno para humanos e outros animais. Portanto, este estudo realça a importância da realização de triagens periódicas em rebanhos leiteiros, além da adoção de um manejo adequado e higiênico como método profilático, a fim de evitar a possível disseminação de linhagens microbianas resistentes.
Área
Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Carolina Gomes Azevedo Marques, Erika Maria Gadelha Santos, Alyne Pereira Lopes, Marcio Leonardo Morais Nobre, Maria Gabryella Costa Falcão Martins, Leidiane Sousa Santos, Raizza Eveline Escórcio Pinheiro, Maria José Santos Soares