Dados do Trabalho
Título
Desenvolvimento de teste imunocromatográfico de fluxo lateral utilizando proteína quimérica QTc1 para sorodiagnóstico da doença de Chagas.
Introdução
A doença de Chagas (DCh) é uma doença negligenciada e endêmica causada pelo Trypanosoma cruzi. Apenas 10% dos portadores desta condição tem acesso ao diagnóstico e tratamento específicos. A utilização de extratos antigênicos ou antígenos brutos no sorodiagnóstico interferem com sua especificidade. Por outro lado, um único antígeno recombinante pode não alcançar alta sensibilidade, dada a diversidade antigênica das linhagens de T. cruzi. Assim, o uso de proteínas recombinantes quiméricas pode melhorar a acurácia do sorodiagnóstico, ferramenta essencial entre as estratégias de controle e prevenção desta doença. Como alternativa, o teste de diagnóstico rápido (RDT) possibilita uma triagem em larga escala e o acesso da população mais vulnerável ao diagnóstico.
Objetivo (s)
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi prototipar um RDT e realizar a prova de conceito para o uso da QTc1 como antígeno para detecção de anticorpos em soros de pacientes suspeitos para DCh.
Material e Métodos
A QTc1 foi produzida em sistema procarioto e purificada da fração solúvel do extrato bacteriano. Posteriormente, foi aplicada e avaliada na plataforma de ELISA, obtendo uma sensibilidade de 94% (IC95% 88-97) e especificidade 97% (IC95% 92-99), quando testada com soros individuais positivos (n=133) e negativos (n=114) - CAAE: 02279618.0.0000.5146, parecer: 5.467.411. O RDT proposto tem um formato de fluxo lateral para a detecção de anticorpos IgG anti-T. cruzi em amostras de soro ou plasma, composto por uma linha teste com anticorpos anti-IgG humana imobilizados na membrana de nitrocelulose e a QTc1 conjugada às partículas de ouro coloidal, que é capturada na linha teste. Foram utilizadas oito amostras de soro de indivíduos positivos para a infecção, previamente caracterizadas em teste ELISA, hemaglutinação indireta e imunofluorescência indireta, e 21 amostras de soro de indivíduos sabidamente negativos.
Resultados e Conclusão
Como resultados desta prova de conceito, o teste apresentou sensibilidade de 100%, com boa performance na corrida e na intensidade de sinal. Por outro lado, apresentou resultados falso-positivos para duas das 21 amostras testadas. Apesar da redução da especificidade, o resultado demonstra que a utilização da QTc1 como antígeno no RDT é promissora como ferramenta no sorodiagnóstico para DCh e elegível para padronização de protótipo a ser validado com maior número de amostras, de diferentes regiões e formas clínicas da DCh, após a realização de ajustes para otimização.
Palavras Chave
Sorodiagnóstico; Doença de Chagas; antígeno quimérico; teste imunocromatográfico de fluxo lateral; teste rápido imunocromatográfico.
Área
Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
JACQUELINE ARAUJO DOMINGOS ITURRA, Thiciany Blener Lopes, Natalia Salazar, Julia Ramos Sampaio, Jéssica Karoline Augusta Oliveira, Rafaella Terêncio Ferreira, Santuza M R Teixeira, Ana Paula Fernandes