Dados do Trabalho


Título

Avaliação da adesão ao tratamento de malária vivax por meio de materiais educativos/informativos combinados com uma estratégia mHealth (mobile Health) (AdheVivax)

Introdução

A malária é uma doença evitável, diagnosticável e tratável, mas que ainda representa um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, com cerca de 228 milhões de casos anuais e 3,3 bilhões de pessoas vivendo sob risco de infecção. A aceitabilidade da população alvo aos programas de controle e eliminação da malária é influenciada por uma série de fatores, incluindo: percepções sobre o impacto da doença no cotidiano; percepções sobre a segurança e eficácia da intervenção; percepções dos benefícios da intervenção; fatores individuais, sociais e culturais e os fatores estruturais e do sistema. Com esses problemas aparentes o desenvolvimento de ferramentas que aumentem a adesão dos pacientes aos diferentes regimes terapêuticos no tratamento de malária causada por Plasmodium vivax da doença. Além de estudos que descrevam as barreiras e facilitadores encontrados pelos pacientes e profissionais de saúde durante o tratamento da doença são essenciais para a elaboração de políticas em saúde dentro contexto de eliminação da doença no país

Objetivo (s)

Avaliar a adesão aos tratamentos antimaláricos após do uso de tecnologias de comunicação/educação com os pacientes.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo coorte que envolveu a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos. Na abordagem quantitativa foi aplicado o teste Morisky-green, onde foi avaliado a adesão dos pacientes com malária causada por P. vivax através do uso de envelopes personalizados e mensagens de textos enviadas para os seus celulares. Na abordagem qualitativa foi realizado um estudo descritivo de validação dos envelopes e de percepção sobre a implementação da ferramenta através de entrevistas em profundidade. O estudo foi conduzido em conformidade com todos os regulamentos éticos nacionais atuais.

Resultados e Conclusão

Segundo relatos dos participantes a implementação dos envelopes serviu como ajuda para tomar as doses corretas do tratamento e na atenção a sinais graves de anemia hemolítica. A presença do envelope também desempenhou um papel adicional significativo, atuando como um elo entre o profissional e o paciente, fortalecido pelo sentimento de acolhimento do paciente em relação ao profissional. As mensagens via SMS (short messages service) e whatsapp foram descritas como úteis para lembrete e o não esquecimento para administração do medicamento no dia e no horário correto.

Palavras Chave

Plasmodium vivax; implementação; tratamento; adesão.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Hiran Satiro Souza Gama, Helio Afonso Amazonas, Ana Paula Silva Oliveira, Rafaela Nunes Dávila, Alicia Patrine Cacau Santos, Evellyn Antonieta Rondon Tomé Silva, Nicole Martins Rodrigues, Patricia Carvalho Silva Balheiro, Inácio Coelho Sá, Sheila Rodrigues Rodovalho, Felipe Leão Gomes Murta