Dados do Trabalho


Título

CASOS DE ARBOVIROSES NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2024 EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO AMAZÔNICA

Introdução

Introdução: As arboviroses fazem parte de um grupo de doenças virais causadas por artrópodes. No Brasil, o principal vetor são os mosquitos, como o Aedes e Culex, responsável pela transmissão de algumas doenças, entre elas a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Oropouche (FO). O ano de 2024 foi marcado pelo aumento dos casos de arboviroses em todo o território nacional. Os casos de dengue passaram dos 3 milhões de casos entre os meses de janeiro a abril de 2024. Outra arbovirose que também chamou a atenção do Ministério da Saúde foi o aumento atípico de casos da Febre Oropouche, chegando à marca de 5 mil casos em todo o Brasil, incluindo em regiões onde a doença não era considerada endêmica. 

Objetivo (s)

Objetivos: Descrever incidência de arboviroses no primeiro quadrimestre de 2024, em um município da região amazônica.   

Material e Métodos

 Material e métodos: estudo ecológico, descritivo e retrospectivo realizado a partir dos casos confirmados mediante teste de biologia molecular realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-RO), e notificados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), no primeiro quadrimestre de 2024. Para a análise estatística, utilizou-se a estatística descritiva simples.  

Resultados e Conclusão

Resultados: Das 876 notificações registrada no SINAN, foram confirmados, mediante análise molecular, 126 casos (11,23%) de dengue; os casos de chikungunya confirmado foram de 36 (3,2%); zika vírus 29 (2,6%) e febre oropouche 70 casos, cerca de (6,2%), além de 820 casos descartados/inconclusivo (76,7%). Análise dos dados acima confirmam a presença de casos da febre oropouche no interior da região amazônica. Portanto, reforçando a importância de monitoramento através de exames laboratoriais confirmatórios dos casos de arboviroses. Uma vez que essas doenças possuem sinais e sintomas muito parecidos. Conclusão: Ressalta a importância da vigilância em saúde e epidemiológica, e laboratorial no controle de vetores, monitoramento dos casos e a sentinela com relação a casos de doenças emergentes e reemergentes.   

Palavras Chave

Arboviroses; Febre Oropouche; Vigilância em Saúde Pública; leishmaniose

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Jessíca Reco Cruz, SUAYNE DA COSTA OLIVEIRA, EMILLY MARINA MARTINS DE OLIVEIRA, IVANI CLAUDETE GROMANN, Elizângela de Souza Alves, Alex Neri Mazioli, Atainá Tenório Volkweis, Ronald Pinto Costa, WUELISON LELIS DE OLIVEIRA