Dados do Trabalho


Título

Caracterização Socioepidemiológica da Síndrome Pós-COVID em Pacientes da Região Metropolitana de Belém do Pará, Norte do Brasil

Introdução

Caracterizada por sintomas que persistem ou surgem pela primeira vez dentro de três meses após a infecção pelo SARS-CoV-2, a COVID longa pode se manifestar de diversas formas, incluindo em casos não hospitalizados ou assintomáticos. Os sintomas comuns incluem fadiga, dificuldade respiratória, dores musculares, problemas cognitivos e distúrbios do sono. A variedade e a persistência desses sintomas podem afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, exigindo uma abordagem multidisciplinar para diagnóstico e tratamento. A COVID longa pode ocorrer em qualquer faixa etária, e fatores como a gravidade inicial da infecção e condições de saúde preexistentes podem influenciar seu desenvolvimento.  

Objetivo (s)

Este estudo tem como objetivo caracterizar o perfil socioepidemiológico de uma amostra de pacientes com síndrome pós-COVID atendidos pela Universidade Estadual do Pará, no período de 2021 a 2024.  

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal descritivo. A população do estudo compreende todos os pacientes diagnosticados com síndrome pós-COVID atendidos pela instituição durante o período de estudo. A amostra foi selecionada por conveniência, incluindo aqueles que concordaram em participar voluntariamente e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, desenvolvido especificamente para este estudo. O presente estudo foi aceito pelo comitê de ética do Instituto Evandro Chagas (CAAE 58742822.8.0000.0019). A análise estatística foi realizada utilizando o software JASP, versão 0.18.3.0. Valores de p <0,05 foram considerados estatisticamente significativos.  

Resultados e Conclusão

De 125 pacientes, a idade média foi de 53 anos, variando entre 21 e 82 anos. Em relação ao sexo, 82 (66%) eram do sexo feminino e 42 (34%) do sexo masculino (p<0,01). Não houve diferenças significativas na idade entre os sexos (p=0,18). Quanto à renda, 58% dos pacientes relataram ganhar entre 1 e 2 salários mínimos, 15% menos de 1 salário mínimo, 17% entre 2 e 5 salários mínimos, 9% entre 5 e 10 salários mínimos e 1% mais de 10 salários mínimos. 70% dos pacientes residem em Belém do Pará, os demais 30% residem em cidades dos interiores e necessitam vir à capital para tratamento.  Em relação aos sintomas,, os mais relatados pelos pacientes foram perda de memória (92%), depressão e/ou ansiedade (74%), fraqueza muscular (74%),  dificuldade para dormir (70%), dor muscular (63%), queda de cabelo (59%) e dor de cabeça (59%).

Palavras Chave

Long Covid; Epidemiologia Descritiva. COVID-19.

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Mayara Natália Santana da Silva, Patrícia Yuri Nogami, Matheus Amorim Barreto, Elem Cristina Rodrigues Chaves, Daniel Carvalho de Menezes, Patrícia Daniele Lima de Lima, Camilla Costa Silva, Luiz Fábio Magno Falcão, Priscila Rodrigues Tavares, Amanda Souza, Igor Brasil-Costa