Dados do Trabalho


Título

Apresentação clínica e preditores de morte em pacientes com infecções por micobactérias não tuberculosas no Brasil.

Introdução

A infecção por micobactérias não tuberculosas (MNT) não é uma doença de notificação compulsória e pouco se sabe sobre sua evolução. No entanto, a prevalência está aumentando a cada década e elas podem ser potencialmente patogênicas e causar sequelas graves ou morte. 

Objetivo (s)

Descrever a evolução clínica de pacientes com infecção por MNT e identificar os fatores associados ao prognóstico no Brasil.

Material e Métodos

Estudo de corte transversal. Foram incluídos casos novos notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) como suspeitos de tuberculose ou ao Sistema de Informação de Tratamento Especial de Tuberculose (Site-TB) e posteriormente classificados como MNT entre 2015 e 2022 no Brasil. Variáveis demográficas, histórico médico, populações especiais e condições especiais foram avaliadas como possíveis preditores. O desfecho primário foi a morte por qualquer causa. Um modelo de regressão logística foi obtido e avaliado usando testes de goodness-of-fit. A análise foi realizada com o software Stata® 18.0.

Resultados e Conclusão

1292 novos casos foram classificados como MNT, 79,4% (n=1026) com apresentação pulmonar, 15,9% (n=206) extrapulmonar e 4,6% (n=60) mista. A mortalidade foi de 15,2% (n=196) e esteve independentemente associada com a idade (OR a cada década: 1,17; IC 95% 1,04 – 1,30) e a Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS (OR 2,14; IC 95% 1,44 - 3,19). Ter concluído o ensino médio ou superior, em comparação com ter menos instrução ou ser analfabeto, esteve associado a menor mortalidade (OR 0,39; IC 95% 0,24 - 0,62). Conclusões. Dado que a infecção por MNT não é uma doença de notificação compulsória, os resultados deste estudo podem não ser representativos de toda a população com MNT. No entanto, dentro do grupo notificado, identificamos que a idade e a AIDS como preditores de morte em pacientes infectados por MNT.  Um nível mais alto de escolaridade esteve associado a um melhor prognóstico.

Palavras Chave

Doenças pulmonares; diagnóstico; Epidemiologia; Micobactérias Não Tuberculosas; Prognóstico.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Jhancy Rocío Aguilar-Jiménez, Fredi Alexander Diaz-Quijano