Dados do Trabalho
Título
Entomoepidemiologia da doença de Chagas no Piauí, Brasil: diversidade, riqueza e taxa de infecção de triatomíneos no município de Pedro II
Introdução
A doença de Chagas, negligenciada pela OMS, afeta cerca de 7 milhões, principalmente em regiões pobres. Com fases aguda e crônica, representa uma ameaça global. A transmissão envolve hospedeiros mamíferos e insetos vetores Triatomíeos. No Piauí, principalmente na região centro norte, há muitos casos, contudo, falta informação sobre as espécies. É essencial entender quais táxons estão envolvidos na transmissão e a taxa de infecção pelo Trypanosoma cruzi, para direcionar programas de controle de vetores e orientar sobre a identificação e manejo desses insetos.
Objetivo (s)
Dessa forma, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento entomoepidemiológico no município de Pedro II, Piauí visando identificar a diversidade, riqueza e taxa de infecção dos triatomíneos.
Material e Métodos
O estudo foi desenvolvido em localidades urbanas e rurais do município de Pedro II, situado a 220 km de Teresina. A coleta de triatomíneos ocorreu entre os meses de fevereiro e outubro de 2019, utilizando métodos ativos e passivos, incluindo armadilhas luminosas. Os insetos foram mantidos em recipientes com papel filtro e, posteriormente, identificados em laboratório. Uma parte dos insetos foi preservada para referência das amostras e a outra foi armazenada em álcool 70%. Além disso, para avaliar a taxa de infecção pelo T. cruzi, todos os exemplares adultos coletados foram analisados por pressão abdominal e o conteúdo intestinal foi corado com Giemsa e analisado em Microscópio de Luz (400x).
Resultados e Conclusão
Foram coletados 376 triatomíneos (95 no intradomicílio e 281 no peridomicílio), incluído ninfas e adultos, pertencentes a cinco espécies, sendo elas Panstrongylus lutzi, P. megistus, Rhodnius nasutus, Triatoma brasiliensis e T. pseudomaculata. A maior prevalência foi de T. pseudomaculata (64,3%) e o menor foi P. megistus (0,7%). Do total de insetos capturados, a maior parte estava em estádio ninfal (57,9%). Os adultos foram representados por 111 machos e 47 fêmeas (equivalente a 29,5% e 12,5%, respectivamente). Esses exemplares apresentaram taxa de infecção de 2,39%, sendo o protozoário encontrado apenas no conteúdo intestinal de P. lutzi e T. pseudomaculata. Os resultados apontam para a necessidade de atenção dos programas de vigilância entomológica no município de Pedro II, com ênfase para a espécie T. pseudomaculata que, está entre as principais espécies de triatomíneos associadas à transmissão vetorial da doença de Chagas no Brasil e, sobretudo, apresentou alta incidência e positividade para o T. cruzi no município.
Palavras Chave
Tripanossomíase Americana; Vetores; Triatoma pseudomaculata
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Almir Orsano dos Santos, Etielle Barroso de Andrade, Kaio Cesar Chaboli Alevi