Dados do Trabalho
Título
Avaliação e Atualização de um Índice de Necessidades de Vacinação
Introdução
A integração de vários indicadores de saúde é essencial para representar e monitorar as necessidades da população. A priorização das necessidades de vacinação pode ajudar na alocação de recursos e implementação eficiente de estratégias. Com esses fins, propomos e aplicamos um índice integrando indicadores absolutos e relativos de três vacinas do esquema básico para os primeiros anos de vida.
Objetivo (s)
Nosso objetivo foi avaliar uma classificação dos municípios brasileiros através de um índice de necessidades de vacinação (INV), baseado nos dados do sistema nacional de informação sobre cobertura vacinal.
Material e Métodos
Analisaram-se dados de 5.570 municípios. O INV integrou indicadores de cobertura vacinal e o número de crianças (0 a 4 anos) suscetíveis em relação às vacinas traçadoras, incluindo DTP (dose 3), poliomielite (dose 3) e MMR (dose 2). Os procedimentos incluíram a seleção dos indicadores componentes, coleta de dados e avaliação das distribuições, transformação, padronização, agregação e aplicação para estabelecer uma ordem dos municípios. Avaliou-se como o INV, com dados até 2022, poderia identificar municípios com características consideradas como desafiantes para a vacinação. Além disso, foram avaliadas as mudanças na orden de prioridade com uma atualização do índice, com dados até 2023.
Resultados e Conclusão
Comparado com critérios baseados apenas no número absoluto de crianças não vacinadas ou na cobertura vacinal, o INV priorizou de maneira mais equilibrada municípios grandes, médios e pequenos. Municípios com maior INV eram frequentemente localizados na Amazônia Legal e em cidades com Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O INV também superou outros critérios em quanto a sua associação com o índice de Gini. A correlação entre os INV com dados até 2022 e até 2023 foi forte (coeficiente de Spearman=0.71). A concordância de uma classificação de três categorias, baseada nos INV até 2022 e até 2023, teve coeficientes Kappa de 0.52 e Kappa ponderado de 0.57. Dessa forma, o INV proposto pode identificar populações que necessitam de intervenções para prevenir o reemergência de doenças imunopreveníveis. Embora houve mudanças na ordem de prioridade baseada no INV, indicando a necessidade de atualização periódica, a correlação forte sugere estabilidade para planejamento a médio e longo prazo. O INV é um exemplo de uma métrica que pode ajudar a orientar ações evitando exclusões sistemáticas relacionadas a indicadores isolados.
Palavras Chave
Cobertura Vacinal; Indicadores em Saúde; Poliomielite; Vacina contra Sarampo-Caxumba-Rubéola; Vacina contra Difteria-Tétano-Pertussis
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Fredi Alexander Diaz-Quijano, Isaac Negretto Schrarstzhaupt , Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, Lely Stella Guzmán-Barrera, Julio Croda